Mecanismos.png

Os mecanismos da Arquitetura de Governança e Gestão do Serpro foram inspirados no Referencial Básico de Governança, aplicável a organizações públicas e demais entes jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União (TCU), Edição 03. Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado – Secex Administração, 2020.

Para que as funções de governança do Serpro sejam executadas de forma eficiente, eficaz e integrada, foram adotados, em sua Arquitetura de Governança e Gestão, os mecanismos de Liderança, Estratégia e Controle. Esses mecanismos são aplicados para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Os mecanismos de governança e gestão incluem instrumentos e práticas como os Relatórios de Prestação de Contas e de Transparência , os Indicadores Corporativos, as Políticas de Governança, o processo de planejamento estratégico e os processos seletivos de membros estatutários.