Mecanismos.png

Os mecanismos da Arquitetura de Governança e Gestão do Serpro foram inspirados no Referencial Básico de Governança aplicável a organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU - Tribunal de Contas da União, Edição 03. Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado - Secex Administração, 2020.

Para que as funções de governança  do Serpro sejam executadas de forma eficiente, eficaz e integrada, alguns mecanismos de governança e gestão foram adotados na sua arquitetura: Liderança, Estratégia e Controle, que são postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Nos mecanismos de governança e gestão, temos instrumentos e práticas de governança como, por exemplo, os Relatórios de Prestação de Contas e de Transparência , Indicadores Corporativos, Políticas de Governança, o processo de planejamento estratégico e os processos seletivos de membros estatutários.