Plano de Capacitação dos Membros Sociais e Estatutários (Conselheiros)

Apresentação: Em atendimento ao Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016, a Superintendência de Educação do Serpro executou capacitações voltadas para posse e capacitação anual dos Membros Estatutários. O referido Decreto determina que os administradores e Conselheiros Fiscais das empresas estatais, inclusive os representantes de empregados e minoritários, devem participar, na posse e anualmente, de treinamentos específicos disponibilizados pela empresa estatal. 

Resultados: Estruturação e implementação do Plano de Capacitação 2022, Composto por 4 Ações educacionais ofertadas:  Treinamento de Posse – finalizada com 6 novos Membros Sociais e Estatutários. Capacitações 1º, 2º 3º anos de mandato (encerradas e lançadas Intelecto, com certificados já emitidos pelas instituições contratadas). Foram capacitados 19 membros dos Órgãos Sociais e Estatuários, entre Conselheiros e Dirigentes.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Apresentação: O Plano de Desenvolvimento Individual - PDI visa desenvolver os empregados que apresentaram lacuna de desempenho no Gerenciamento do Desempenho dos Empregados do Serpro - GDES, por meio da identificação e oferta de ações de melhoria que contribuam para o desenvolvimento profissional destes empregados. 

Resultados: Edital lançado em 09/06/2022. Como em outros ciclos, o processo se desdobra em dois segmentos de desenvolvimento individual: metas e competências. As metas estão diretamente ligadas às entregas realizadas pelos empregados e as competências estão relacionados aos comportamentos observados. O desempenho dos empregados nas metas e nas competências foram avaliadas por meio do GDES 2021. 

Com relação ao PDI de competências, as soluções educacionais são ofertadas por meio de Trilhas de Aprendizagem. Essa é uma novidade deste ciclo que possibilita ao empregado o protagonismo do seu processo de desenvolvimento. As trilhas reúnem soluções educacionais que contribuem para o desenvolvimento dos empregados nas seis competências: Atuação Colaborativa, Adaptação Evolutiva, Execução Inovadora, Orientação para Solução, Liderança Estratégica e Liderança Inspiradora. 

Em agosto, foi encerrada a etapa de elaboração do PDI de Metas, sendo que 87% dos empregados habilitados ao processo tiveram seus planos elaborados. Concluída esta etapa, a SUPED iniciou a etapa de execução das ações de melhoria propostas que são: ações educacionais, leituras, visitas técnicas, dentre outras.  

A seguir estão apresentados os resultados do PDI 2022. 

Habilitados no Processo

Quantitativo de empregados Habilitados  

Quantitativo de Lacunas de Desempenho apuradas (Competência + Meta)

Média de Lacunas por Habilitados 

Habilitados por tipo de lacuna de Desempenho 

Habilitados (apenas) em competências 

Habilitados (apenas) em metas 

Habilitados simultaneamente em Metas e Competências

1.150 

2.946

2,6

442 

323 

385

PDI de Metas 

Ações de Melhoria indicadas  

Tipos de Soluções

Ação Educacional 

Leituras

Visita técnica

Outras

Total de soluções indicadas

Quantitativo

837

28

9

233

1.107

%

76

3

1

21

100

Para o desenvolvimento das competências, todos os empregados habilitados receberam e-mails com orientações de acesso às Trilhas de Aprendizagem disponíveis na ferramenta interna Circuito Educacional. 

No PDI de metas os empregados, foram matriculados nas ações educacionais indicadas e orientados a realizar as demais ações de melhorias propostas (Leituras, visitas, dentre outras).