Plano de Capacitação dos Membros Sociais e Estatutários (Conselheiros)

Em atendimento ao Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016, a Superintendência de Educação do Serpro executou capacitações voltadas para posse e capacitação anual dos Membros Estatutários. O referido Decreto determina que os administradores e Conselheiros Fiscais das empresas estatais, inclusive os representantes de empregados e minoritários, devem participar, na posse e anualmente, de treinamentos específicos disponibilizados pela empresa estatal.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Processo anual que visa promover o desenvolvimento dos empregados, a partir dos resultados apurados no Sistema de Gerenciamento de Desempenho dos Empregados do Serpro. Há dois tipos de PDI: Competências e Metas. Em 2021 foram habilitados 1.176 empregados com pelo menos 1 lacuna de desempenho a ser desenvolvida.

  • No PDI de Competências: A área de educação realizou a apuração dos empregados habilitados e ofertou as soluções educacionais que contribuíram para o desenvolvimento das 6 competências apuradas. Foram 886 empregados habilitados com 2.155 lacunas de competências a serem desenvolvidas. De abril a novembro foram ofertadas 23 ações educacionais para atender todas as lacunas apontadas. Tais ofertas incluem soluções educacionais internas e externas. Foram ofertadas, também, leituras selecionadas da biblioteca digital do Serpro.
  • No PDI de Metas: Processo realizado em 3 etapas com o envolvimento dos empregados habilitados, chefia direta e equipe de educação que é responsável por orientar, acompanhar e ofertar as soluções educacionais. Em 2021 foram habilitados 675 empregados, que resultou em 720 indicações de ações de melhoria.