Materialidade do Serpro ciclo 2024- 2026
Desde 2022, o Serpro possui uma materialidade instituída. Contudo, devido à evolução contínua do processo, a empresa monitora anualmente os temas materiais pertinentes ao seu negócio e avalia a necessidade de revisão, podendo determinar uma nova agenda de temas materiais.
O Serpro obteve êxito em sua jornada de revisão da materialidade para o ciclo 2024–2026, aprovada pelo Conselho de Administração (CA) no final de julho de 2024. Para essa revisão, a empresa contou com o apoio de uma consultoria especializada, que contribuiu para a definição aprimorada da metodologia, resultando em uma melhoria significativa do processo. Outro diferencial foi a participação de stakeholders externos, ampliando o escopo de consultas às partes interessadas.
O processo de revisão da materialidade seguiu 5 etapas:
- Identificação de temas potenciais materiais para o setor de TI;
- Mapeamento e seleção dos stakeholders envolvidos;
- Consulta às partes interessadas (pesquisa);
- Análise de dados e definição dos temas materiais (dupla materialidade); e
- Comunicação do resultado para utilização dos temas materiais como insumo da estratégia.
Para o ciclo atual, o Serpro orientou-se pela norma internacional GRI Standards e pela ABNT PR 2030, adotando como evolução a ampliação da abordagem da materialidade, por meio do conceito de dupla materialidade, em consonância com as melhores práticas do mercado.
Mas afinal o que é a Materialidade?
A materialidade refere-se à identificação e priorização de temas críticos que impactam significativamente a empresa e devem ser considerados na gestão estratégica, a fim de que a organização alcance seus objetivos e obtenha sucesso. Essa ferramenta de gestão auxilia no mapeamento de tópicos prioritários com base na relevância de seus impactos — econômicos, ambientais ou sociais, positivos ou negativos — nas avaliações e decisões dos gestores e das partes interessadas.
Temas Materiais Definidos:
Inclusão e cidadania digital |
Democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação, e conscientização quanto ao uso responsável dessas tecnologias e de ferramentas tecnológicas no ambiente virtual. |
Clima organizacional saudável |
Compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos empregados para promover um ambiente de trabalho saudável e satisfatório. |
Diversidade, equidade e inclusão |
Inclusão de trabalhadores com características diversas e promoção de igualdade de condições e oportunidades para eles. |
Experiência do cliente |
Adoção de ações que proporcionem melhores percepções e impressões do cliente sobre o Serpro. |
Gestão de segurança da informação, proteção e privacidade de dados |
Implementação e manutenção de práticas corporativas para assegurar a Privacidade e Proteção de Dados (PPD) e a Segurança das informações (SI). |
Governança Corporativa |
Direcionamento, controle e monitoramento dos processos, estruturas e práticas do Serpro, pautados por princípios éticos, comportamento organizacional socialmente responsável e transparência na divulgação de suas atividades e dos atos públicos, prestando informações confiáveis, atualizadas, relevantes e tempestivas, sejam elas positivas ou negativas, e não apenas aquelas exigidas por leis ou regulamentos, estimulando um ambiente de confiança com as partes interessadas. |
Soberania dos dados |
Adoção de ações para garantir que os dados coletados e armazenados pelo Serpro estejam em conformidade com as leis de soberania de dados do país. |
Gestão de riscos |
Identificação, análise, avaliação, monitoramento e tratamento de potenciais eventos ou situações que geram incertezas para o alcance dos objetivos do Serpro. |
Sustentabilidade econômica e financeira |
Promoção do desenvolvimento econômico e da saúde financeira do Serpro respeitando as dimensões sociais e ambientais de seu entorno. |
Soluções tecnológicas, sustentáveis e responsáveis |
busca por soluções digitais modernas que reduzam o impacto negativo no meio ambiente e que promovam a sustentabilidade. |
Cultura da Inovação |
Promoção de uma cultura baseada na geração de novas ideias, experimentação e busca contínua por melhorias e soluções criativas. |
O CA aprovou 11 temas materiais para o ciclo 2024–2026, por entender que estão alinhados às expectativas dos stakeholders e às diretrizes da agenda governamental. A representação gráfica da materialidade busca refletir esse alinhamento de forma mais clara, além de estabelecer uma vinculação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Materialidade do Serpro
Com a Materialidade definida e aprovada, o Serpro compromete-se a desenvolver práticas e instrumentos voltados à conformidade regulatória dos temas materiais, bem como à sua integração nas operações diárias e nas estratégias de longo prazo da empresa.
Os resultados relacionados ao progresso dos temas materiais serão reportados nos instrumentos de transparência e prestação de contas publicados anualmente pelo Serpro, disponibilizando à sociedade e aos órgãos de controle os impactos, avanços e práticas que evidenciam seu compromisso com a sustentabilidade.
Para formalizar a Materialidade na empresa, o CA instituiu uma deliberação sobre o tema. Esse instrumento é fundamental para que toda a organização não apenas conheça, mas também se comprometa com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança), integrando-os à gestão e à estratégia. Dessa forma, o Serpro poderá cumprir sua agenda, gerando impactos cada vez mais positivos para a sociedade.