Estratégia de Comunicação e Marketing Institucional

O Planejamento Estratégico de 2020 prevê a participação do Serpro 44 eventos, distribuídos da seguinte forma:

  • OE1 Fortalecer a imagem do Serpro
  • ME 1.2 Participar de 44 eventos para promover a marca Serpro
  • 32 eventos comerciais (28 nacionais e 4 internacionais)
  • 08 eventos institucionais
  • 04 eventos internos institucionais

A estratégia de 2020 está centrada na participação em eventos de viés comercial, com foco no aumento da penetração do Serpro no mercado privado e em mercados não OGU, como Judiciário, Órgão de Controle, Estados e Municípios. Essa atuação também visa o fortalecimento da marca e aproximação com ecossistemas que conectam a empresa com valores e atributos importantes para o posicionamento de negócio.

Isso porque, as ações institucionais funcionam como uma camada de suporte ao negócio, cuidando de construir uma imagem positiva da empresa perante seus públicos e aumentando a propensão dos prospects a fecharem negócio devido a imagem positiva construída pelas diversas ações de comunicação e marketing. Estar presente em eventos como patrocinador, portanto, possibilita ao Serpro reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além gerar relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.

Modalidade de escolha de projetos

A Política de Patrocínio do Serpro, CM-012/2019, é o instrumento normativo interno que estabelece orientações e normas de conduta para a participação do Serpro em eventos de responsabilidade de terceiros. O documento define as diretrizes para a destinação de recursos financeiros a projetos com potencial de agregar valor à marca Serpro, gerar aproximação com públicos de interesse da empresa, favorecer rede de contatos com o mercado e, sobretudo, consolidar compromisso do Serpro de prover soluções digitais inovadoras ao governo e à sociedade.

O Serpro adota a modalidade de escolha direta para seleção de projetos de patrocínio, sempre pautado na transparência, economicidade, legalidade, impessoalidade e publicidade das suas ações. A escolha é feita com base nos critérios de interesse institucional e/ou mercadológico e os projetos selecionados devem, obrigatoriamente, estar alinhados à missão, políticas, objetivos estratégicos e estratégias comerciais da empresa. 

Portanto, o processo de contratação adotado poderá ser por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, dependendo do valor do projeto, com fundamento legal nos artigos 29 e 30, da Lei nº 13.303/2016. 

Metodologia de precificação

Para análise dos projetos de patrocínio e verificação da adequação do valor proposto aos parâmetros do mercado, o Serpro aplica uma matriz de precificação que avalia aspectos de alinhamento estratégico do projeto, aspectos comunicacionais, mercadológicos, socioambientais, dentre outros, conforme recomendação da IN Secom/PR nº 2 de 23/12/2019.

Conheça a matriz de precificação. 

Patrocínios realizados

Evento

Data

Local

Fornecedor

Investimento

Xperience 2020 29 e 30/01/2020 São Paulo-SP 02.761.261/0001-50 R$ 40.625,00
Procurement Summit 19 e 20/02/2020 São Paulo-SP 12.255.611/0001-60 R$ 13.700,00
Data Analytics Innovation 04 e 05/03/2020 São Paulo-SP 02.761.261/0001-50 R$ 40.000,00
Fórum C4 de Crédito e Cobrança 04 e 05/03/2020 São Paulo-SP 12.255.611/0001-60 R$ 20.000,00
ENASTIC Digital (bônus Expojud) 01 a 03/04/2020 On-line 07.765.368/0001-90 R$ 0,00
EXPOJUD Digital 02 a 04/06/2020 On-line 07.765.368/0001-90 R$ 20.000,00
Futurecom Digital Summit 22/06 a 02/07/20 On-line 01.914.765/0001-08 R$ 13.000,00
Campus Party Digital 09 a 11/07/2020 On-line 10.912.323/0001-05 R$ 50.000,00
Semana Paperless Innovation 27 a 31/07/2020 On-line 02.965.355/0001-40 R$ 3.800,00
Global Webinar Security 29/07/2020 On-line 02.162.646/0001-09 R$ 25.000,00
Enastic Ministério Público 19 a 21/08/2020 On-line 07.765.368/0001-90 R$ 15.725,00
The Developers Conference São Paulo 25 a 28/08/2020 On-line 10.217.299/0001-94 R$ 28.500,00
Digitalks 26 a 28/08/2020 On-line 12.145.534/0001-95 R$ 15.750,00
Paytech Summit 02 e 03/09/2020 On-line 26.495.536/0001-93 R$ 19.990,00
FuturePay 23 e 24/09/2020 On-line 02.761.261/0001-50 R$ 28.500,00
C4 Onboard (bônus Congresso C4) 23/09/2020 On-line 26.495.536/0001-93 R$ 0,00