Estratégia de Comunicação e Marketing Institucional
O Planejamento Estratégico de 2020 prevê a participação do Serpro 44 eventos, distribuídos da seguinte forma:
- OE1 Fortalecer a imagem do Serpro
- ME 1.2 Participar de 44 eventos para promover a marca Serpro
- 32 eventos comerciais (28 nacionais e 4 internacionais)
- 08 eventos institucionais
- 04 eventos internos institucionais
A estratégia de 2020 está centrada na participação em eventos de viés comercial, com foco no aumento da penetração do Serpro no mercado privado e em mercados não OGU, como Judiciário, Órgão de Controle, Estados e Municípios. Essa atuação também visa o fortalecimento da marca e aproximação com ecossistemas que conectam a empresa com valores e atributos importantes para o posicionamento de negócio.
Isso porque, as ações institucionais funcionam como uma camada de suporte ao negócio, cuidando de construir uma imagem positiva da empresa perante seus públicos e aumentando a propensão dos prospects a fecharem negócio devido a imagem positiva construída pelas diversas ações de comunicação e marketing. Estar presente em eventos como patrocinador, portanto, possibilita ao Serpro reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além gerar relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.
Modalidade de escolha de projetos
A Política de Patrocínio do Serpro, CM-012/2019, é o instrumento normativo interno que estabelece orientações e normas de conduta para a participação do Serpro em eventos de responsabilidade de terceiros. O documento define as diretrizes para a destinação de recursos financeiros a projetos com potencial de agregar valor à marca Serpro, gerar aproximação com públicos de interesse da empresa, favorecer rede de contatos com o mercado e, sobretudo, consolidar compromisso do Serpro de prover soluções digitais inovadoras ao governo e à sociedade.
O Serpro adota a modalidade de escolha direta para seleção de projetos de patrocínio, sempre pautado na transparência, economicidade, legalidade, impessoalidade e publicidade das suas ações. A escolha é feita com base nos critérios de interesse institucional e/ou mercadológico e os projetos selecionados devem, obrigatoriamente, estar alinhados à missão, políticas, objetivos estratégicos e estratégias comerciais da empresa.
Portanto, o processo de contratação adotado poderá ser por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, dependendo do valor do projeto, com fundamento legal nos artigos 29 e 30, da Lei nº 13.303/2016.
Metodologia de precificação
Para análise dos projetos de patrocínio e verificação da adequação do valor proposto aos parâmetros do mercado, o Serpro aplica uma matriz de precificação que avalia aspectos de alinhamento estratégico do projeto, aspectos comunicacionais, mercadológicos, socioambientais, dentre outros, conforme recomendação da IN Secom/PR nº 2 de 23/12/2019.
Conheça a matriz de precificação.
Patrocínios realizados
Evento |
Data |
Local |
Fornecedor |
Investimento |
Xperience 2020 | 29 e 30/01/2020 | São Paulo-SP | 02.761.261/0001-50 | R$ 40.625,00 |
Procurement Summit | 19 e 20/02/2020 | São Paulo-SP | 12.255.611/0001-60 | R$ 13.700,00 |
Data Analytics Innovation | 04 e 05/03/2020 | São Paulo-SP | 02.761.261/0001-50 | R$ 40.000,00 |
Fórum C4 de Crédito e Cobrança | 04 e 05/03/2020 | São Paulo-SP | 12.255.611/0001-60 | R$ 20.000,00 |
ENASTIC Digital (bônus Expojud) | 01 a 03/04/2020 | On-line | 07.765.368/0001-90 | R$ 0,00 |
EXPOJUD Digital | 02 a 04/06/2020 | On-line | 07.765.368/0001-90 | R$ 20.000,00 |
Futurecom Digital Summit | 22/06 a 02/07/20 | On-line | 01.914.765/0001-08 | R$ 13.000,00 |
Campus Party Digital | 09 a 11/07/2020 | On-line | 10.912.323/0001-05 | R$ 50.000,00 |
Semana Paperless Innovation | 27 a 31/07/2020 | On-line | 02.965.355/0001-40 | R$ 3.800,00 |
Global Webinar Security | 29/07/2020 | On-line | 02.162.646/0001-09 | R$ 25.000,00 |
Enastic Ministério Público | 19 a 21/08/2020 | On-line | 07.765.368/0001-90 | R$ 15.725,00 |
The Developers Conference São Paulo | 25 a 28/08/2020 | On-line | 10.217.299/0001-94 | R$ 28.500,00 |
Digitalks | 26 a 28/08/2020 | On-line | 12.145.534/0001-95 | R$ 15.750,00 |
Paytech Summit | 02 e 03/09/2020 | On-line | 26.495.536/0001-93 | R$ 19.990,00 |
FuturePay | 23 e 24/09/2020 | On-line | 02.761.261/0001-50 | R$ 28.500,00 |
C4 Onboard (bônus Congresso C4) | 23/09/2020 | On-line | 26.495.536/0001-93 | R$ 0,00 |
Hacking Rio | 9 a 11/10 | On-line | 08.218.664/0001-33 | R$ 45.000,00 |
Futurecom Digital Week |
26 a 30/10/2020 |
On-line |
01.914.765/0001-08 |
R$ 40.000,00 |
Congresso Prevenção Lavagem de Dinheiro |
27/10/2020 |
On-line |
00.068.353/0001-23 |
R$ 12.500,00 |
Retailed FS |
03 e 04/11/2020 |
On-line |
02.761.261/0001-50 |
R$ 28.500,00 |
Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais |
10 a 13/11/2020 |
On-line |
28.787.023/0001-07 |
R$ 25.000,00 |
16º Congresso C4 |
11 e 12/11/2020 |
On-line |
24.495.536/0001-93 |
R$ 19.990,00 |
Congresso Brasileiro de Previdência Privada |
16 a 19/11/2020 |
On-line |
50.258.623/0001-37 |
R$ 25.000,00 |
Semana de Inovação 2020 |
16 a 19/11/2020 |
On-line |
27.819.903/0001-55 |
R$ 100.000,00 |