Estratégia de Comunicação e Marketing Institucional
O Planejamento Estratégico do Serpro prevê a participação da empresa em eventos com objetivo de fortalecer a marca da empresa perante os setores público e privado.
Objetivo: OE 1 – Fortalecer a marca Serpro
Meta Estratégica: ME1.2 - Impactar 1 milhão de pessoas com ações que associem a marca Serpro à inovação tecnológica no setor público e privado
A estratégia de eventos em de 2023 está centrada, principalmente, na participação em eventos com viés institucional, atendendo às diretrizes da meta ME1.2, que prevê a associação da marca Serpro a valores positivos e alinhados atual direcionamento da empresa. A participação do Serpro em eventos também está relacionada diretamente aos esforços de atingimento dos objetivos OE5 - Potencializar carteira de clientes e OE6 - Garantir a sustentabilidade econômico-financeira, contribuindo para o aumento das receitas oriundas do mercado privado e não OGU, como Judiciário, Órgão de Controle, Estados e Municípios.
Dessa forma, temos que as ações institucionais funcionam como uma camada de suporte ao negócio, construindo uma imagem positiva da empresa perante seus públicos e aumentando a propensão dos prospects a fecharem negócio em razão da imagem positiva construída pelas diversas ações de comunicação e marketing. Estar presente em eventos como patrocinador, portanto, possibilita ao Serpro reforçar o seu valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além gerar relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.
Modalidade de escolha de projetos
A Política de Patrocínio do Serpro, CM-012/2019, é o instrumento normativo interno que estabelece orientações e normas de conduta para a participação do Serpro em eventos de responsabilidade de terceiros. O documento define as diretrizes para a destinação de recursos financeiros a projetos com potencial de agregar valor à marca Serpro, gerar aproximação com públicos de interesse da empresa, favorecer rede de contatos com o mercado e, sobretudo, consolidar compromisso do Serpro de prover soluções digitais inovadoras ao governo e à sociedade.
O Serpro adota a modalidade de escolha direta para seleção de projetos de patrocínio, sempre pautado na transparência, economicidade, legalidade, impessoalidade e publicidade das suas ações. A escolha é feita com base nos critérios de interesse institucional e/ou mercadológico e os projetos selecionados devem, obrigatoriamente, estar alinhados à missão, políticas, objetivos estratégicos e estratégias comerciais da empresa.
Portanto, o processo de contratação adotado poderá ser por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, dependendo do valor do projeto, com fundamento legal nos artigos 29 e 30, da Lei nº 13.303/2016.
Metodologia de precificação
Para análise dos projetos de patrocínio e verificação da adequação do valor proposto aos parâmetros do mercado, o Serpro aplica uma matriz de precificação que avalia aspectos de alinhamento estratégico do projeto, aspectos comunicacionais, mercadológicos, socioambientais, dentre outros, conforme recomendação da IN Secom/PR nº 2 de 23/12/2019.
Conheça a matriz de precificação.
Patrocínios realizados
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