Estratégia de Comunicação e Marketing Institucional

O Planejamento Estratégico, no seu ciclo 2024-2028, estabelece o fortalecimento da Serpro como empresa estratégica para as esferas de governo, o que pode ser perseguido por meio de algumas ações estratégicas, dentre elas a participação em eventos voltados aos públicos mencionados.

Objetivo: OE 1 – Fortalecer o Serpro como empresa estratégica para as esferas de governo

A estratégia de eventos em de 2024 está centrada, principalmente, na participação em eventos com viés institucional, atendendo às diretrizes da meta OE1, que prevê a aproximação e posicionamento perante os municípios por meio do KRE 1.1 (Resultado-Chave) - Aumentar a participação do Serpro para 480 municípios. A participação do Serpro em eventos também está relacionada diretamente aos esforços de atingimento dos objetivos OE3 - Garantir a sustentabilidade econômico-financeira e OE4 - Potencializar carteira de clientes e portfólio de soluções, que visam, respectivamente, o aumento das receitas oriundas do mercado privado e não OGU, como Judiciário, Órgão de Controle, Estados e Municípios e criação de novos produtos e serviços para incremento do faturamento. 

Dessa forma, as ações de posicionamento institucional, implementadas por meio de patrocínio e participação em eventos, funcionam como uma camada de suporte ao negócio, construindo uma imagem positiva da empresa perante seus públicos e aumentando a propensão dos prospects a fecharem negócio em razão da imagem positiva construída pelas diversas ações de comunicação e marketing. Estar presente em eventos como patrocinador, portanto, possibilita ao Serpro reforçar o seu valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além gerar relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.

Modalidade de escolha de projetos

A Política de Patrocínio do Serpro, CM-012/2019, é o instrumento normativo interno que estabelece orientações e normas de conduta para a participação do Serpro em eventos de responsabilidade de terceiros. O documento define as diretrizes para a destinação de recursos financeiros a projetos com potencial de agregar valor à marca Serpro, gerar aproximação com públicos de interesse da empresa, favorecer rede de contatos com o mercado e, sobretudo, consolidar compromisso do Serpro de prover soluções digitais inovadoras ao governo e à sociedade.

O Serpro adota a modalidade de escolha direta para seleção de projetos de patrocínio, sempre pautado na transparência, economicidade, legalidade, impessoalidade e publicidade das suas ações. A escolha é feita com base nos critérios de interesse institucional e/ou mercadológico e os projetos selecionados devem, obrigatoriamente, estar alinhados à missão, políticas, objetivos estratégicos e estratégias comerciais da empresa. 

Portanto, o processo de contratação adotado poderá ser por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, dependendo do valor do projeto, com fundamento legal nos artigos 29 e 30, da Lei nº 13.303/2016. 

Metodologia de precificação

Para análise dos projetos de patrocínio e verificação da adequação do valor proposto aos parâmetros do mercado, o Serpro aplica uma matriz de precificação que avalia aspectos de alinhamento estratégico do projeto, aspectos comunicacionais, mercadológicos, socioambientais, dentre outros, conforme recomendação da IN Secom/PR nº 2 de 23/12/2019.

Conheça a matriz de precificação. 

Patrocínios realizados




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