Estratégia de Comunicação e Marketing Institucional

O Planejamento Estratégico do Serpro prevê a participação da empresa em 30 eventos, distribuídos da seguinte forma:


OE3 - Potencializar a carteira de clientes, tendo como resultados-chave participar de:
- 24 eventos comerciais (nacionais e internacionais)
- 4 eventos institucionais
- 2 hackathons.

A estratégia de 2022 está centrada na participação em eventos de viés comercial, com foco no aumento da penetração do Serpro no mercado privado e em mercados não OGU, como Judiciário, Órgão de Controle, Estados e Municípios. Essa atuação também visa o fortalecimento da marca e aproximação com ecossistemas que conectam a empresa com valores e atributos importantes para o posicionamento de negócio.

Isso porque, as ações institucionais funcionam como uma camada de suporte ao negócio, cuidando de construir uma imagem positiva da empresa perante seus públicos e aumentando a propensão dos prospects a fecharem negócio devido a imagem positiva construída pelas diversas ações de comunicação e marketing. Estar presente em eventos como patrocinador, portanto, possibilita ao Serpro reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além gerar relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.

Modalidade de escolha de projetos

A Política de Patrocínio do Serpro, CM-012/2019, é o instrumento normativo interno que estabelece orientações e normas de conduta para a participação do Serpro em eventos de responsabilidade de terceiros. O documento define as diretrizes para a destinação de recursos financeiros a projetos com potencial de agregar valor à marca Serpro, gerar aproximação com públicos de interesse da empresa, favorecer rede de contatos com o mercado e, sobretudo, consolidar compromisso do Serpro de prover soluções digitais inovadoras ao governo e à sociedade.

O Serpro adota a modalidade de escolha direta para seleção de projetos de patrocínio, sempre pautado na transparência, economicidade, legalidade, impessoalidade e publicidade das suas ações. A escolha é feita com base nos critérios de interesse institucional e/ou mercadológico e os projetos selecionados devem, obrigatoriamente, estar alinhados à missão, políticas, objetivos estratégicos e estratégias comerciais da empresa. 

Portanto, o processo de contratação adotado poderá ser por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, dependendo do valor do projeto, com fundamento legal nos artigos 29 e 30, da Lei nº 13.303/2016. 

Metodologia de precificação

Para análise dos projetos de patrocínio e verificação da adequação do valor proposto aos parâmetros do mercado, o Serpro aplica uma matriz de precificação que avalia aspectos de alinhamento estratégico do projeto, aspectos comunicacionais, mercadológicos, socioambientais, dentre outros, conforme recomendação da IN Secom/PR nº 2 de 23/12/2019.

Conheça a matriz de precificação. 

Patrocínios realizados




Caso tenha encontrado informações desatualizadas ou constatado erro ou inconsistência nas informações disponibilizadas, registre uma solicitação no Fala.BR, especificando o problema encontrado, para que possamos buscar uma solução.