Programa de Educação Pós-graduada

O programa tem por objetivo promover a formação especializada do empregado do Serpro nos níveis de pós-graduação definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Há processos seletivos para cursos abertos (oferecidos no mercado educacional) e cursos fechados (formatados e contratados pelo Serpro especificamente para atender a necessidade da organização).

  • Cursos abertos Em 2023, houve seleção para especialização lato sensu e solicitações avulsas para mestrado e doutorado e o acompanhamento dos alunos dos cursos de especialização que ingressaram no programa em anos anteriores.
  • Cursos fechados Para atender à meta 3.4 do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação e à iniciativa IN 026 - Incentivar pós- graduações estratégicas, bem como atender à necessidade atual de ampliar capacidade de entrega de soluções em User Experience e em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, esta evidenciada pela meta-MTI 2.11 (Entregar 30 soluções em I nteligência Artificial), foram formatados dois cursos de especialização:

- Ciência de Dados
- User Experience (UX)

Os cursos tiveram início em 2022 em parceria com a Universidade Federal do Rio do Sul – UFRGS e com duração de 24 meses, sendo as aulas ministradas durante a jornada de trabalho. Estão em curso 150 participantes dos quais 15 são da Diretoria de Relacionamento com Clientes (DIRCL) e 135 da Diretoria de Desenvolvimento (DIDES)




Programa de Incentivo ao Estudo de Idiomas Estrangeiros

Programa com oferta semestral que tem por objetivo promover a formação e atualização dos empregados do Serpro em competências e habilidades em idiomas estrangeiros. Em 2023, 109 empregados participaram do processo seletivo do Programa.

Idiomas nos Negócios - Diretorias envolvidas com a estratégia de internacionalização do Serpro.

Tem por objetivo contribuir com a conquista de novos clientes internacionais - mais especificamente com o atendimento da estratégia de comercialização de produtos no mercado internacional e também com o processo de internacionalização da empresa em busca da diversificação da carteira de clientes.

Em 2023, a Casa Thomas Jefferson ofertou o curso Inglês nos Negócios com ementa 100% customizada para atender ao Serpro. Foram selecionados 70 profissionais das diretorias envolvidas com a estratégia de internacionalização da empresa. Os participantes tiveram acesso a conteúdo em língua inglesa voltado para negociações de trabalho e a estudos de caso que refletiram situações do dia a dia na empresa.





Programa de Internalização de Conhecimentos

Apresentação: Este programa visa garantir a internalização de conhecimentos relacionados aos contratos de softwares e hardwares realizados pela empresa para contribuir estrategicamente com os investimentos realizados pelo SERPRO. A área de Educação atua na etapa de planejamento das contratações com especificações dos requisitos referentes a capacitação e na implementação das ações educacionais previstas nos contratos, além de ser a responsável por todas as evidências que comprovam o atendimento as cláusulas contratuais no que se refere a repasse de conhecimentos.

Resultados: Em 2023, a área de Educação atuou no planejamento e implementação de 73 contratos de aquisição de softwares e hardwares.





Programa de Liderança

Apresentação: Tem como propósito viabilizar o desenvolvimento de competências de gestão e liderança, por meio de soluções educacionais balizadas pelos componentes, objetivos e direcionamentos estratégicos da Empresa.

Resultados:

Webinares de liderança: 3 ações com 302 aprovados.

Liderança feminina: 46 aprovados.

Curso Oratória Básico e Avançado: 20 aprovados.

Encontro de lideranças: 141aprovados.

APG Virtual : 10 aprovados.

TOP 10: 34 aprovados.





Programa Compassos


Apresentação: Trata-se de Programa Educacional com propósito de viabilizar a aprendizagem contínua por meio de ações educacionais em temas transversais e ou comportamentais, contribuindo para o desenvolvimento de soft skills, agregando valor às competências técnicas.

Insumos utilizados: PE 2022, PETI PEDTI 2022, Planejamento Educacional das Diretorias, Fórum Econômico Mundial, Competências Atitudinais no Setor Público, GDES etc.

Resultados: Em 2023 foram ofertadas 11 ações educacionais ao vivo e à distância, totalizando 3.951 aprovações.





Programa de Ambientação dos novos empregados

Apresentação: Esta iniciativa faz parte do Programa Ser Serpro - Embarque, estruturado para ambientação dos novos empregados oriundos do Concurso Público do Serpro 2023.

Resultados: Planejamento de ações educacionais voltadas à ambientação do público-alvo.





Programa Privacidade Importa

Apresentação: Trata-se da viabilização de ações educacionais conectadas com iniciativa empresarial estratégica, voltada para o tema Proteção de Dados, contemplando diversas frentes entre as quais as que se relacionam a conhecimento e aprendizagem. Busca-se, além de ampliar a oferta de ações educacionais, diversificá-las, considerando a heterogeneidade do público-alvo e as intenções pedagógicas em termos de conhecimentos estruturantes a avançados. Público-alvo: Corpo Funcional e Gerencial da Empresa. As ações educacionais, conforme especificações, podem contemplar também a oferta para público externo e interno específico.

Resultados: 3 ações, com 1142 aprovações.





Programa Serpro Breaks

Apresentação: Programa Educacional realizado em parceria entre a área de Educação e a Diretoria de Desenvolvimento (DIDES), tendo como propósito estimular o público-alvo a pensar fora da caixa, rompendo a forma padrão de enxergar e resolver problemas (reframing), de forma que possam atuar como catalisadores de mudança dentro da organização, de forma integrada, considerando a aproximação entre Especialistas, Comunidades e Potenciais parceiros do Serpro. Público-alvo: Todos os empregados do Serpro

Resultados: 4 ações com 525 aprovações.





Planos





Planos de Capacitação das Diretorias

Apresentação: Iniciativa que visa planejar, implementar e acompanhar os Planos de Capacitação de cada Diretoria do Serpro, atuando a partir de um modelo de consultoria, com a premissa de vinculação das necessidades educacionais aos objetivos e metas estratégicas do Serpro, de maneira que a Educação Corporativa atue de forma integrada ao negócio do Serpro e alinhada a Estratégia Empresarial.

Realizado: A área de Educação atuou junto às Diretorias para estruturação do planejamento educacional 2023, buscando identificar e correlacionar os temas educacionais às necessidades empresariais, aos objetivos e às metas estratégicas, bem como as lacunas de competências a serem desenvolvidas. Após a estruturação do planejamento foram mapeadas as soluções educacionais com suas respectivas prioridades de atendimento, visando a implementação dos planos em conformidade com os direcionamentos previstos na Norma DP 001 e a Sistemática de Participação em Ações Educacionais Internas e Externas.

Resultados:

Foram elaborados 47 planos de capacitação para todas as Unidades de Gestão que compões às 7 diretorias do Serpro, oportunizando capacitar todos os empregados do quadro interno.

Foram ofertadas 3.105 ações educacionais internas e externas, nas modalidades presencial e a distância, gratuitas e contratadas,





Plano de Capacitação em Continuidade de Negócio

Apresentação: Implementação de ações educacionais voltadas para a Continuidade de Negócios, em conformidade com a Política Corporativa de Continuidade de Negócios (PCCN) e o Programa de Gestão de Continuidade de Negócios (PGCN).

Resultados: 125 aprovados.






Plano de Capacitação dos Membros Sociais e Estatutários

Apresentação: Em atendimento ao Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016, a Superintendência de Educação do Serpro executou capacitações voltadas para posse e capacitação anual dos Membros Estatutários. O referido Decreto determina que os administradores e Conselheiros Fiscais das empresas estatais, inclusive os representantes de empregados e minoritários, devem participar, na posse e anualmente, de treinamentos específicos disponibilizados pela empresa estatal.

Resultados: - 2 ações com 46 aprovados





Planos de Capacitação CIPA e Brigada

Apresentação: Trata-se de ações Educacionais que devem ser ofertadas para atendimento e cumprimento de obrigações legais. O atendimento se dá por demandas provenientes das Unidades Regionais e Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas.

Realizado: 133 aprovados em 11 ações





Plano de Capacitação SIPAT

Apresentação: A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) é um evento anual e obrigatório, que tem como objetivo expor e discutir assuntos voltados à prevenção de doenças e acidentes do trabalho. Assim, são implementadas ações educacionais em temas que, além de cumprir necessidades legais, agregam conhecimentos de forma a melhor qualificar corpo gerencial e funcional da Empresa.

Realizado: 1372 aprovados em 6 ações





Ações





Ações educacionais





Certificações Profissionais

Apresentação: O Programa Serpro de Certificações Profissionais, conduzido pela área de Educação, visa fomentar o aprendizado de novas tecnologias, proporcionando aos empregados o desenvolvimento de suas habilidades profissionais para uma atuação de excelência.

As certificações profissionais são importantes instrumentos de desenvolvimento, na medida em que instituições consagradas reconhecem e garantem as habilidades dos profissionais em determinados assuntos/temas. O Programa contempla a oferta de cursos preparatórios e de provas de certificação em entidades externas.

A oferta das certificações externas, ocorre por meio de parcerias, reembolso e contratação.

Resultados:

Em 2023, foram conquistadas 65 certificações profissionais custeadas pelo Serpro.






Grade Básica Funcional e Grade Básica Gerencial

Apresentação: Trata-se de solução educacional corporativa para o Corpo Funcional e Gerencial, com o propósito de contribuir à Estratégia da Empresa por meio do desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em temas transversais, que demandem ampla internalização de conhecimentos estruturantes.

Resultados: Em 2023, foram ofertados os cursos: "Diversidade, Equidade e Direitos Humanos" e "Segurança da Informação, Comportamento Seguro e Ética Digital" para o público funcional e gerencial com 11.192 aprovações.

Participantes da Grade Funcional: 4303

Participantes da Grade Gerencial: 773





Capacitações Alura

Apresentação: O Serpro possui um contrato ativo com a plataforma Alura que tem o objetivo de desenvolver na prática habilidades em programação e tecnologia.

Resultados: Em 2023, 1696 empregados foram capacitados. Capacitações realizadas pela Escola Serpro Educa Apresentação: Manutenção da Escola Serpro Educa, ambiente virtual de capacitação responsável por ofertar cursos livres tanto para comunidade, quanto para clientes.

Resultados: Em 2023 foram ofertados 24 cursos livres com um total de 1026 participantes.





Parceria com a Escola Virtual do Governo (EVG/Enap)

Apresentação: A Superintendência de Educação do Serpro firmou parceria com a Escola Virtual Gov - EVG (Enap), com o objetivo de disponibilizar cursos on-line para a Administração Pública e Sociedade. A Escola Gov - EVG possui atualmente mais de 4 milhões de usuários cadastrados, tendo atendido mais 250 mil alunos apenas em 2021. O primeiro curso disponibilizado foi o Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, desenvolvido pelo Serpro em 2020, originalmente para a capacitação do corpo funcional e gerencial. A parceria reforça o compromisso do Serpro e da Superintendência de Educação em contribuir com a Estratégia de Governo Digital, principalmente na disponibilização de soluções educacionais que possam fomentar a capacitação dos profissionais da administração pública em áreas do conhecimento essenciais para a transformação digital.

Resultados: Dentro da meta de ceder 9 cursos para a EVG em 2023 da trilha Ciência de Dados, temos 1 curso cedido: Introdução à Ciência de Dados: Conceitos e ferramentas.





LGPD Educacional - Gestão do Desenvolvimento e Oferta de cursos:

Apresentação: Oferta de cursos que apresentam conhecimentos necessários para a segurança no tratamento e na proteção de dados pessoais de usuários e clientes.

Resultados: Em 2023, foram ofertadas 37 turmas para 576 clientes.






Capacitações em ESG

Apresentação: O Serpro possui o Projeto Estratégico Ser ESG, que visa posicionar a empresa como referência na temática ESG, que contempla os eixos ambiental, social e de governança. A área de Educação contribui para capacitar todos empregados nesse conhecimento, além de prover conhecimento especializado para empregados que atuem diretamente nas metas ESG.

Resultados: 458 aprovados em 4 ações educacionais





Projeto Educacional Acessibilidade na Web

Apresentação: projeto educacional desenvolvido com objetivo de conscientizar e capacitar desenvolvedores sobre acessibilidade nos sistemas. A ação faz parte do projeto da Diretoria de Desenvolvimento - Dides que prevê ações para adotar parâmetros de acessibilidade em produtos Serpro que envolvam frontend e em material de apoio para consumo dos produtos como forma de contribuir com as iniciativas de ESG do Serpro.

Resultados: 6 trilhas ofertadas - 635 empregados concluíram pelo menos uma das trilhas propostas





Projeto de Capacitação Serpro MultiCloud

Apresentação: O objetivo deste programa é promover a capacitação e atualização constante dos empregados do Serpro em soluções de computação em nuvem de forma a prepará-los para atuar nos processos e serviços disponibilizados pelos diversos parceiros na plataforma Serpro Multicloud.

O Serpro Multicloud visa posicionar a Empresa como um cloud broker (intermediário entre um provedor de serviços na nuvem e seus clientes) permitindo entregar solu36ções tecnológicas inteligentes, seguras e confiáveis, suportadas por profissionais altamente capacitados.

Resultados:

Em 2023 foram ofertadas capacitações e certificações em parceria com os provedores de nuvem Microsoft, Oracle, Huawei, AWS, IBM e Nuvem de Governo, no âmbito do Serpro MultiCloud.
As capacitações foram organizadas e ofertadas da seguinte forma:

- Trilhas de aprendizagem (nível de conhecimento básico e intermediário) - Conjunto de ações educacionais específicas para os diversos perfis profissionais que atuam no MultiCloud. O quadro a seguir apresenta as trilhas de aprendizagem e as respectivas ações educacionais ofertadas em 2023.

Provedor Quant. de Trilhas de Aprendizagem Quant. de Soluções Educacionais
AWS 11 29
Google 35 36
Huawei 09 38
IBM 09 41
Microsoft 09 50
Oracle 10 26
Nuvem de Governo 01 07


-Soluções educacionais síncronas, customizadas e exclusivas para os empregados do Serpro, com conteúdo alinhados ao diagnóstico realizado junto aos times.

-Participação em eventos educacionais organizados pelos parceiros nos quais foram abordados conteúdos de interesse dos profissionais.

-Oferta de certificações profissionais em parceria com Microsoft e Oracle.

-Ao longo do ano, foram contabilizadas 386 participações em ações educacionais na temática de Nuvem.






Serpro Security Week

Apresentação: O Serpro Security Week é um evento da SUPSI que visa conscientizar e educar os colaboradores do SERPRO sobre a importância, os riscos, as expectativas e abordagens adotadas na área da Segurança da Informação. O evento SSW possui duração de 1 semana, com ações educacionais em diferentes formatos, sendo eles, palestras, painéis e workshops.

Realizado: 2215 aprovados em 9 ações





Meet Up Tech

Apresentação: Este projeto tem como objetivo reunir e organizar as iniciativas de capacitação internas e externas relativas à Tecnologia da Informação propostas pelas áreas e/ou pela Supet afim de garantir nossa participação desde a etapa de planejamento e o alinhamento aos objetivos estratégicos e planos de capacitação das diretorias.

Realizado: 798 aprovados em 2 ações






Projeto Jornada do Cliente

Apresentação: Trata-se de solução educacional com propósito de conferir importância e de adquirir conhecimentos referentes ao mapeamento da jornada do cliente no Serpro, considerando relacionamento e uso do produto/serviço contratado, primando por um olhar de “fora para dentro", visando promover melhores experiências aos clientes. Em diferentes ações educacionais, explorou temas como Customer Success; Customer Journey Mapping; Employee Experience e Webinar Customer Experience.

Resultados: 1402 aprovados em 4 ações educacionais





Projeto Trabalho Remoto e Híbrido

Apresentação: Solução educacional estruturada para compartilhar conhecimentos e experiências de como desenvolver a mentalidade para atuação integrada em times remotos e presenciais, trazendo recomendações de como enfrentar desafios e oportunidades para gerar conexão, colaboração, produtividade e bem-estar, considerando as entregas e alcance de resultados.

As ações foram ministradas por especialistas do Officeless que, além de uma plataforma digital, é um movimento que ajuda líderes e times de diversas organizações a atuarem de forma conectada e efetiva, independentemente da localização das pessoas.

Foco no aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e em relações baseadas em autonomia, propósito e confiança.

As ações educacionais fazem parte de um conjunto de iniciativas que buscam desenvolver competências de gestores e equipes nesse tema.

Resultados: 3223 aprovados em 7 ações educacionais





Projeto Educacional Ciclo de Palestras Ética e GRCI

Apresentação: Solução educacional estruturada considerando a transformação digital e uma série de questões éticas, de risco, de conformidade e de integridade, que precisam ser avaliadas pelo viés da legalidade, da eficiência, das adequações e do valor para a sociedade.

Resultados: 402 aprovados em 4 ações educacionais





Projeto Setembro Amarelo

Apresentação: solução educacional com o propósito de esclarecer sobre saúde mental, por se tratar de um assunto que desperta interesse, dúvidas e, de alguma forma, receios em algumas pessoas. O tema é cercado por tabus e mitos e até bem pouco tempo não era sequer abordado nas empresas e nas rodas de conversas entre amigos. Esse cenário tem mudado pouco a pouco e demanda atenção e cuidado. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (2018) e tem se destacado em nível global pela expressiva prevalência de transtornos mentais como a depressão e o suicídio.

Resultados: 461 aprovados em 2 ações





Mapeamento de conhecimentos

O Mapeamento de Conhecimentos em Tecnologias é uma ferramenta de pesquisa dinâmica e perene que permite à empresa conhecer quais são as tecnologias que os empregados utilizam em suas atividades diárias, qual é o domínio sobre essas tecnologias, quem são e a localização dos empregados que detém os conhecimentos. Atualmente, 54% dos empregados internos já registraram respostas.

A partir das informações registradas já é possível, de forma rápida, avaliar e montar squads para atender demandas específicas de cada serviço das Unidades. Além disso, os insumos do mapeamento são usados para identificar as necessidades de capacitação, lacunas de conhecimentos, gerenciar conhecimentos críticos e identificar possíveis agentes educacionais para repasse de conhecimento. Esta ação é fundamental para o desenvolvimento das pessoas para atingir os objetivos estratégicos da Empresa, por meio da conquista de novos clientes e diversificação dos serviços, além de aumentar a competitividade e a resiliência empresarial.





Metodologia de Identificação de Conhecimentos Críticos

A Identificação de Conhecimentos Críticos subsidia a implementação de práticas de compartilhamento de conhecimentos nas organizações. Por meio de uma metodologia criada a partir das melhores práticas de Gestão do Conhecimento, a SUPET elaborou uma metodologia para Identificação de Conhecimentos Críticos alinhada à Cadeia de Valor, para subsidiar decisões e ações de gestão, criação de um Inventário de Conhecimentos Críticos e para mitigar eventuais riscos estratégico e de negócio, no âmbito qualitativo, que porventura estejam atrelados às questões do conhecimento ou da falta/falha deste.

Além disso, permite o aumento da resiliência empresarial com o fortalecimento dos processos, apoia ações de sucessão, reenquadramento, movimentação funcional, reestruturação de áreas, envolvendo todas as unidades organizacionais da empresa. Com o aumento do grau de maturidade, a metodologia fortalece a competitividade do Serpro, na medida que os repasses de conhecimentos permitem maior flexibilidade na gestão de quadro de pessoas e montagem de equipes baseada na identificação de perfis para dar respostas às constantes mudanças de cenário interno e externo.

Em 2022 foi estabelecido as bases para a criação de um modelo de gestão de conhecimentos críticos, baseado nas capacidades dinâmicas e utilização de ações e mecânicas ágeis para que a dimensão "conhecimento" possa ser validada acerca dos conhecimentos existentes, bem como trazendo novos conhecimentos para promover a inovação, sem que a haja conflitos e
problemas entre o modelo produtivo instalado com os novos modelos produtivos dos quais eventualmente causem impactos negativos nos objetivos estratégicos.





Gamificação

Gamificação é um termo adaptado para o português no qual deriva do termo em inglês “gamification”, que por sua vez significa tornar jogável (ludificar ou tornar lúdico).

Dentre variados conceitos, definições e objetivos, a gamificação também consiste em utilizar dinâmicas e mecanismos de jogos para promover o estímulo para a solução de problemas através da tomada de decisão frente aos desafios do cotidiano (ex.: riscos e oportunidades, incidentes, ameaças, problemas e soluções, perdas e ganhos, prejuízos, bônus etc.).

Segundo Zyda¹ (2005), "... gamificar contribui para a melhoria das habilidades e do desempenho de equipes, tais como: melhoria da memória e da cognição; retenção do conhecimento; transformação do processo de aprendizagem; estímulo e desenvolvimento da autonomia; melhoria da concentração, foco e do aproveitamento do tempo; entre outros...

A proposta denominada mecânica de gamificação tem o intuito de auxiliar (praticar/desenvolver) práticas para a tomada de decisão, contribuir para finalidades educacionais (ex.: avaliar e/ou testar conhecimentos e experiências), identificar tendências (ex.: auxiliar previsões e compreender cenários, contextos e comportamentos..), gerar insumos para planejamentos (ex.: utilizar os resultados nos planejamentos tático e/ou estratégico - até em projetos), geração da curva de conhecimento (ex.: dinamizar/melhorar o processo de aprendizagem).





Projeto Memorial e Acervo Físico do Serpro

O projeto Memorial e Acervo Físico do Serpro tem o intuito de dar notoriedade aos temas e assuntos acerca de todo o histórico de realizações do Serpro, bem como acompanhar e alertar sobre as condições do acervo físico e documental no que tange componentes, obras, objetos e demais especiarias que em conjunto, contam a história do Serpro através de artefatos, documentos e mídias das quais representam a evolução da empresa ao longo de sua existência.

As tratativas acerca dessa caminhada é uma maneira de preservar e compartilhar as informações ao longo da história do Serpro, além de disponibilizá-las à sociedade para fins de pesquisa e divulgação da história da tecnologia no Brasil. “É o conhecimento sendo armazenado para o uso futuro e para dar o devido destaque aos marcos históricos da empresa” (Serviço Federal de Processamento de Dados, 2013).

Para todos os fins, é importante termos em mente que as ações de preservação da memória do Serpro falam por si próprias, bem como eleva conceitos e definições acerca da importância do Serpro para o Brasil, principalmente no que diz respeito a conhecer o passado para que possamos entender o futuro.

Dessa forma, uma vez que tenhamos a verdadeira dimensão de nossa importância como patrimônio dessa empresa (SERPRO) é que poderemos então ter a real noção de quanto todos nós somos imprescindíveis para essa empresa... Nossa história, tem que ser preservada, mantida e manutenida... Nossa história é nossa... Nossa empresa é o Serpro!





Agenda Mandatória (AGM/2024)

A Agenda Mandatória 2024 (AGM/2024) tem o compromisso acompanhar todas as ações operacionais, táticas e, também, as ações estratégicas da empresa. Com base no que está divulgado no portal da transparência do Serpro, a AGM/2024 criará alertas e orientações acerca de todas as tratativas da unidade que forem impactadas pelas decisões administrativas.

A AGM/2024 está estabelecida na visão Top-Down, na qual as decisões gerenciais da alta administração geram impactos nos processos, nas ações e nas atividades táticas e operacionais, respectivamente. Uma vez que os direcionamentos corporativos estejam definidos, a AGM/2024 atuará dentro das diretrizes do Plano Corporativo de Gestão Educacional e Gestão do Conhecimento 2024 da unidade, no qual contempla ações, metas e resultados a serem alcançados no exercício vigente em cumprimento aos objetivos estabelecidos no Plano Estratégico de Educação e Gestão do Conhecimento.

Com efeito, o Plano Estratégico de Educação e Gestão do Conhecimento, por sua vez, tem por objetivo estabelecer o direcionamento estratégico Educacional e de Gestão do Conhecimento no Serpro no âmbito de aplicação em toda a empresa. Os resultados esperados devem estar aderentes/alinhados ao que está estabelecido no Planejamento Estratégico do Serpro para 2024.

Portanto, todas as decisões e direcionamentos no âmbito estratégico e tático irão desembocar em atividades e ações operacionais em níveis de execução para atender ao alcance dos resultados, metas e objetivos esperados. As ações operacionais serão a base das evidências, dos resultados e dos indicadores dos quais irão nortear a tomada de decisão no âmbito das esferas superiores. ,