Relatório Integrado Anual

Ao longo de seus 57 anos, o Serviço Federal de Processamento de Dados demonstra sua capacidade de criar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Estado brasileiro.

Conheça as realizações do Serpro em 2021.


Mensagem do Presidente

Concluímos o terceiro ano do atual ciclo de gestão empresarial com números que impressionam. O volume das transações, das entregas de novos produtos e serviços para nossos clientes, as linhas de código desenvolvidas, os investimentos em infraestrutura tecnológica e em segurança traduzem o tamanho e a relevância do Serpro, e demonstram o seu crescente desafio. Temos a convicção, por isso, de que os resultados que vêm desses números mudam a vida dos cidadãos brasileiros, das instituições públicas e privadas que atendemos, e concretizam a nossa missão de conectar governo e sociedade com soluções digitais inovadoras. Juntos com os nossos clientes, impulsionamos políticas públicas para fomentar o desenvolvimento do país e democratizar serviços essenciais a todos os brasileiros. Migramos os serviços de Estado para o celular dos cidadãos, combatendo a burocracia e facilitando o acesso aos serviços digitais, tanto públicos quanto privados.

Além de tudo isso, o Serpro tem muito o que mostrar. Desde o grande avanço do Gov.br, que hoje atende a mais de 120 milhões de brasileiros, até a modernização das compras públicas, a venda de imóveis da União, a titulação de terras rurais, os novos apps do governo, a ampliação da utilização de ferramentas de inteligência artificial nos serviços, entre muitas outras ações que evidenciam nosso empenho e o progresso da transformação digital do Brasil. Registramos ainda em 2021 avanços significativos no campo da biometria e da identificação digital. Firmamos contrato com o Tribunal Superior Eleitoral para o lançamento da Identidade Digital e com o Embarque + Seguro inauguramos uma nova era de facilidades e segurança para as pessoas.

Neste ano, tivemos o privilégio de apoiar o Ministério da Economia para posicionar o Brasil no ranking da ONU que avalia os 20 países que oferecem melhores serviços públicos online do mundo. Somos o 1º país da América do Sul e o 2º das Américas. Também comemoramos a posição brasileira na avaliação do Banco Mundial, que nos indicou como o 7º país do mundo com a maior maturidade em governo digital, o único com mais de 100 milhões de habitantes. Esses resultados são frutos de investimentos coordenados entre os órgãos de governo, sem precedentes na história do Brasil, que inauguraram e estão entregando políticas públicas estruturadas em torno da desburocratização do Estado e da transformação digital.

A gestão da companhia seguiu investindo e ajustando a sua estrutura para melhorar os índices de eficiência operacional. Isso tem trazido resultados significativos, reinvestidos na renovação do parque tecnológico, na ampliação em mais de 20% da capacidade de entrega para os clientes, e no aumento dos investimentos em segurança e proteção de dados.

Os resultados financeiros positivos do Serpro, frente à continuidade da pandemia e dos impactos na economia global em 2021 resultam do esforço de todas as áreas em sanear despesas, na realização de bons investimentos, do nosso sucesso na ampliação da carteira de clientes no mercado privado e da estratégia de lançamento de novos produtos e serviços. Seguimos avançando com a política de internacionalização, posicionando as soluções da Empresa junto a novos e importantes players internacionais. Inauguramos um programa de aproximação com o ecossistema de startups e aperfeiçoamos nossas parcerias.

Todos esses esforços consolidam uma empresa sustentável, que investe em inovação permanente e ousadamente. Uma empresa ciente do seu compromisso com a governança, transparência e com a ética pública. Uma empresa que valoriza seu capital intelectual, com empregados comprometidos com a geração de valor e que aplicam sua competência e inteligência para o alcance dos resultados apresentados neste relatório.

Aos 57 anos, o Serpro é cada vez mais relevante e atuante, melhorando o ambiente de negócios e a vida dos cidadãos brasileiros, esses que são os mais de 200 milhões de contribuintes, os verdadeiros acionistas dessa Companhia.

Um novo Serpro. Um novo Brasil.

Foto Gileno BarretoGileno Barreto - Diretor-Presidente (CEO) - Serpro

Sobre o Relatório

O RIA 2021 apresenta como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Serpro levam à geração de valor. Saiba mais sobre sua elaboração.

O Serpro seguirá o caminho da transformação digital, da segurança e da inovação.

Ampliação de
20%

a capacidade de entrega para os clientes
Lucro de
R$390,9
milhões

Mensagem
do Conselho de Administração


Foto com os membros do Conselho de Administração

Visão geral organizacional

O Serpro é a maior empresa de tecnologia do Estado brasileiro, líder de mercado no segmento, e o maior provedor Gov.br do país. As atividades realizadas pelo Serpro são dirigidas ao Estado e à sociedade, e viabilizam a conexão entre Governo, empresas e cidadãos por meio de soluções tecnológicas.

A Empresa está sempre se aprimorando e inovando. Para isso, conta com um modelo de negócio que transforma recursos em novos produtos e serviços, e a leva a ser uma das maiores empresas públicas de TI do mundo, oferecendo soluções inovadoras e de alto valor agregado.

Os números impressionam:

mais de
220 bi
de transações
processadas anualmente
10
parcerias
para o setor público
48
contratos internacionais
mais de
7 mil
empregados
mais de
14 mil
clientes

A carteira do Serpro é composta por órgãos públicos federais, dependentes ou não do Orçamento Geral da União – OGU, órgãos públicos estaduais e municipais, e por clientes privados.

Os órgãos públicos são os principais clientes, dentre os quais destacam-se o Ministério da Economia, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Ministério da Infraestrutura e suas Secretarias.

Na esfera privada, seus clientes são empresas e organizações de todos os tamanhos e segmentos da economia, que buscam informações íntegras e confiáveis, e soluções que tornem suas plataformas de negócio mais seguras e inteligentes.

A estratégia de internacionalização do Serpro iniciou em 2019 e, desde então, as estratégias de vendas, comercialização, captação de novos clientes e outros empreendimentos de negócios estão alinhadas aos direcionamentos do Planejamento Estratégico.

Saiba mais sobre as linhas de negócio e os clientes do Serpro e conheça algumas soluções de destaque em 2021:

Govbr.jpg

A Plataforma Gov.Br centraliza a experiência do cidadão brasileiro no acesso aos serviços públicos e na obtenção de informações institucionais e notícias sobre a atuação do Governo Federal. Por meio de um login único é possível acessar todos os demais portais e plataformas de serviços da administração pública.

Embarque+seguro.jpg

A solução valida a identidade do viajante por meio de captura de imagens que são comparadas aos bancos de imagem providos pela Senatran e do Barramento SGD (TSE), sendo necessária apenas a biometria facial para acesso a áreas restritas dos aeroportos e embarque na aeronave.

PGT.jpg

A plataforma tecnológica do Incra é responsável por promover a transformação digital nos macroprocessos de regularização fundiária e reforma agrária com foco na entrega de serviços digitais centralizados para o cidadão brasileiro ocupante de terras da União e de assentamentos.

TitulaBrasil.jpg

A solução tecnológica acelera e simplifica o saneamento de pendências de titulação de terras oriundas dos processos de regularização fundiária e de reforma agrária promovidos pelo Incra. O módulo mobile , destinado aos agentes de campo, provê informações georreferenciadas das localidades a serem vistoriadas.

Governança, Estratégia e Desempenho

O Modelo de Governança e Gestão do Serpro tem como princípios direcionadores a capacidade de resposta, o compromisso, a eficiência, a equidade, a integridade, a legitimidade, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e a transparência, os quais, quando convertidos em práticas de governança corporativa, permitem o aperfeiçoamento da gestão, a harmonização de interesses, a sustentabilidade do negócio e a geração de valor para a perenidade da Empresa. 

Em 2021, o Plano Estratégico Empresarial direcionou os esforços para a identidade digital, o fortalecimento da marca Serpro como referência em LGPD e Segurança da Informação, o alinhamento às melhores práticas que compõem a Agenda ESG, a ampliação do mercado internacional e a sustentabilidade econômico-financeira da Empresa. 

O acompanhamento do desempenho das Metas Estratégicas ao longo de todo o exercício permitiu assertividade e agilidade na correção de rumos e alcance de resultados significativos que consolidaram a Empresa como uma grande parceira na digitalização governamental:

  • R$ 226 milhões em notícias positivas
  • Base biométrica com alcance de 75 milhões de indivíduos, mais de 146 milhões de biometrias e quase 11 milhões de identidades digitais comprovadas 
  • 95,8% de satisfação dos clientes com o atendimento
  • 99,7% de disponibilidade média de nível de serviço

Alguns destaques da Agenda ESG:

Ambiental

  • Plano de Eficiência Energética 
  • Inventário de emissão de gases do efeito estufa 
  • Desenvolvimento da Plataforma CBio

Social

  • Protagonismo na Transformação Digital do Governo com soluções que atendem às necessidades da sociedade 
  • Protocolo de Retorno Seguro ao trabalho presencial 
  • Piloto do trabalho remoto

Governança

  • Due Diligence de Integridade de fornecedores e parceiros de negócio 
  • Criação do Índice ESG 
  • Maturidade em Governança Corporativa
    • IGG-TCU: nível aprimorado
    • IG-Sest: nível 1 

Riscos e oportunidades 

Os fatores de risco do Serpro são revisados anualmente para reavaliar seu alinhamento à estratégia empresarial, ao cenário de atuação e à eficácia das ações de mitigação dos riscos, que são acompanhadas periodicamente pelos órgãos colegiados, priorizando aqueles com maior avaliação de impacto e criticidade dos processos. 

  • A Empresa atingiu 100% de cobertura de riscos em processos operacionais e monitorou sistematicamente os riscos críticos.



Destaques das realizações 2021 

Informações orçamentárias, financeiras e contábeis 

Financeiro.jpg

As informações completas podem ser consultadas em Contas Anuais e Demonstrações Financeiras.

 

Principais ações das áreas de gestão

Clique no(s) item(ns) para visualizar o conteúdo.
Tecnologia da Informação

Transformação Digital Interna (disponibilização de 287 serviços)

  • A jornada de transformação digital é o esforço coordenado e corporativo para estruturar a transformação fim-a-fim na Empresa, promovendo a gestão e a eficiência e efetividade das ações.

Redução da obsolescência do parque tecnológico

  • Realização de investimentos para modernização dos recursos com o objetivo de atender às necessidades das soluções produzidas pelo Serpro e gerar maior confiabilidade na prestação dos serviços. 

Tecnologias de rede de centro de dados em estado da arte

  • Implantação de rede definida por software que ampliou consideravelmente a capacidade, velocidade e vazão das redes de centro de dados.
Segurança da Informação

A Segurança da Informação está no DNA do Serpro:

  • Tratamento de mais de 2 milhões de eventos de Segurança da Informação 
  • Projeto para certificação de serviço específico no padrão ABNT/NBR ISO 27701 
  • Realização da quinta edição do Serpro Security Week
Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

O ano de 2021 foi marcado pela implantação do Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Serpro: 

  • Rede Serpro de Privacidade e Proteção de Dados com 116 membros sendo 25 sub-encarregados e 91 DPOs locais 
  • Plano de Gestão de Incidentes com Dados Pessoais 
  • Ênfase no tratamento de riscos a privacidade e proteção de dados 
  • Cinco workshops transmitidos pelos canais digitais da Empresa
Programa Serpro Ventures

O Programa Serpro Ventures é um conjunto de esforços corporativos do Serpro, internos e externos, para geração de novos negócios inovadores, de crescimento escalável, em novos, atuais ou antigos mercados.

Destaque para as Parcerias estratégicas (ex.: Nuvens Públicas) e a realização de Hackathons que aproximam a Empresa da comunidade de tecnologia e inovação - em 2021, ocorreram eventos direcionados a importantes cases de clientes como Plataforma Mais Brasil e Identidade Digital (Hacking.Rio). 

Reconhecimento

Em 2021, o Serpro foi reconhecido em diversas premiações:

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Ranking anual da Organização das Nações Unidas – ONU

A atuação do Serpro contribuiu para que o Brasil seja o 1º país da América do Sul, o 2º das Américas e esteja entre os 20 países que oferecem os melhores serviços públicos online do mundo.

Banco Mundial

A contribuição da Empresa possibilitou que o Brasil fosse eleito o 7º país do mundo com a maior maturidade em governo digital.

Selo Public Sector Partner, da Amazon Web Services – AWS

A Empresa foi reconhecida pela expertise de sua atuação no setor público e vem se posicionando muito bem, com expressivas parcerias e grandes fornecedores.

Prêmio Inovação, da Escola Nacional de Administração Pública – Enap

O Conecta Gov.br conquistou o 2º lugar na 25ª edição da premiação, na categoria “2: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo federal”.

Perspectivas

Os direcionamentos estratégicos para 2022 se mantém alinhados à Missão, Visão e Valores do Serpro e fortalecem o propósito de transformação digital do Governo e a entrega de soluções digitais à sociedade e ao mercado.

O Serpro investirá na inovação, na melhor experiência dos usuários, intensificará o programa Serpro Ventures e as iniciativas para se tornar um hub de negócios digitais e líder em soluções de biometria e identificação digital no Brasil. 

Este será o Serpro em 2022! Uma empresa ainda mais eficiente e sustentável, financeiramente saudável, mais transparente, mais inclusiva, mais inovadora e com maior entrega de valor à sociedade.