Foto LudgeroO Conselho de Administração é um dos Órgãos estatutários que compõe a Administração do Serpro definida no seu Estatuto Social. Além dele, há também a Assembleia Geral, a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e o Comitê de Elegibilidade. Desempenha, portanto, um importante papel na administração da empresa dentre os quais, fixar a orientação geral dos negócios da empresa, estabelecer as metas de sustentabilidade e aprovar politicas gerais da empresa, inclusive de governança corporativa e gestão de pessoas, o Código de Ética, Conduta e Integridade empresarial e o Regulamento de Licitações.

A participação de um representante eleito pelos empregados no Conselho de Administração é regulamentada por diversas leis e portarias, mas principalmente pela lei 12.353/2010 que limita a atuação do conselheiro de administração representante dos empregados impedindo sua participação das discussões e deliberações sobre assuntos que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais, hipóteses em que fica configurado o conflito de interesse, segundo a lei.

A eleição do representante dos funcionários para o Conselho de Administração marca a participação dos empregados nas decisões estratégicas da empresa, aumentando a transparência das ações ali desenvolvidas. A participação de empregados no Conselho de Administração é recente na legislação brasileira mas já consolidada em outros países, destacadamente na Alemanha