Presidente do Conselho de Administração

Fernando Ferreira

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

IMG-20230519-WA0000.jpg

Servidor de Carreira do Tesouro Nacional desde 1992, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília-UNB, com especialização em Gestão de Qualidade em Serviços FGV/EBAP. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Fazenda. Foi Diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Economia de 2021 a 2022, Chefe de Gabinete da Agência Nacional Civil – ANAC de 2015 a 2020, Gerente Executivo da Presidência da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC de 2011 a 2015, Diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA de 2008 a 2011, Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda de 2006 a 2007 e Coordenador-Geral de Planejamento Técnico do Tesouro Nacional de 1996 a 2001, atuando em iniciativas nas áreas de governança institucional, gestão estratégica e planejamento governamental.



Rogério Souza Mascarenhas

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

mascarenhas.jpg

Rogério Mascarenhas é Especialista em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, Governo Eletrônico e Ciência de Dados e Big Data. Tem 25 anos de experiência no setor público, tendo atuado no INSS, Dataprev e Secretaria da Receita Federal do Brasil. Profissional com experiência na implantação de projetos complexos na área da tecnologia da informação, inovação tecnológica, planejamento estratégico, remodelagem organizacional, restruturação operacional, auditoria fiscal e governança corporativa.



Ivan Tiago Machado Oliveira

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Ivan Oliveira_David Magalhães04.JPG

Economista com doutorado e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Servidor público de carreira desde maio de 2009, tendo assumido postos de liderança e gestão ao longo de sua carreira. É atualmente Subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Fazenda.



Renan Pinheiro do Egypto Guerra

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

foto-renan-conselho.jpg

Renan Guerra é graduado em Telemática pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Analista de Tecnologia do Serpro desde 2007, com 16 anos de experiência no setor público, atuando na liderança de equipes e gestão de projetos estruturantes do Governo Brasileiro, como o PROMASP (Novo Passaporte Brasileiro), GESP, SIC (Macroprocesso do Crédito Público), Comprasnet, SICAF, SCDP, SICONV, SNCR e outros.

Desde 2021, faz parte do Time Sinergia da Superintendência de Educação, Talentos e Cultura (SUPET), com foco no suporte à liderança e desenvolvimento de times de alto desempenho.

Em abril de 2024, foi eleito representante dos empregados no Conselho de Administração do Serpro.



Manoel Tavares de Menezes Netto

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Foto Manoel  Tavares de Menezes Netto.jpg

Procurador da Fazenda Nacional desde 2010, é doutorando em Direito no IDP/DF, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, especialista em Direito Tributário, Processual Civil e Empresarial, além de bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Na PGFN, atua na Assessoria Especial da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, já tendo exercido as funções de Coordenador-Geral da Representação Judicial da Fazenda Nacional, Procurador-Geral Adjunto Substituto de Estratégias da Representação Judicial, Procurador-Chefe da Defesa da Fazenda Nacional na 1ª Região e Procurador-Chefe da Divisão de Grandes Devedores na Procuradoria Regional da Fazenda Nacional na 1ª Região. Conquistou, em duas oportunidades, o Prêmio de Desempenho Funcional do Ministério da Fazenda, na Categoria Ideias Inovadoras, em virtude da criação e implementação do Grupo de Operações Especiais de Combate à Fraude Fiscal na 1ª Região (2018) e do Laboratório de Jurimetria e Inovação Jurídica da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (2021). Antes de ingressar na PGFN, foi Assessor de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.



Leonardo André Paixão

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Leonardo Andre Paixao.png

Advogado e Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP. No serviço público, foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e Conselheiro de Administração e Presidente da sociedade de economia mista federal IRB-Brasil Resseguros S.A. No setor privado desde 2013, tem atuado como Conselheiro de Administração de holding e como Diretor Presidente e Conselheiro de Administração independente de sociedades anônimas do setor de seguros. É conselheiro de administração certificado pelo IBGC.



Auditoria Interna

Órgão vinculado ao Conselho de Administração

Titular: Gutemberg Assunção Vieira

SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

foto.jpg

Assume como titular da Auditoria Interna do Serpro em janeiro de 2024, empresa em que já foi empregado, na área de desenvolvimento de sistemas, de 2002 a 2005. Entre esses dois momentos, após breve passagem pelo Ministério Público Federal, também na área de desenvolvimento de sistemas, passou a integrar os quadros da Controladoria-Geral da União como Auditor Federal de Finanças e Controle em junho de 2006. Durante os mais de 17 anos na CGU, teve oportunidade de atuar na execução, coordenação e gestão de equipes de trabalhos de auditoria interna governamental, melhoria de processos e soluções de inteligência de dados em conjunto com as diversas áreas finalísticas do órgão para o aprimoramento da gestão pública e combate à corrupção.

É Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas pela Enap. Pós-graduado em Engenharia de Software pela UCB e em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos pela Ufla. Graduado em Ciência da Computação pela Unigran. Possui certificações em Auditoria de Sistemas de Informação (Cisa) e Investigação de Fraudes (CFE) emitidas pela Isaca e ACFE, respectivamente.