Diretoria Executiva

Diretor-Presidente e Diretor de Administração Interino

Titular: Alexandre Gonçalves de Amorim

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Brasília-DF
CEP: 70836-900

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Alexandre Gonçalves de Amorim assumiu como diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em fevereiro de 2023. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa e governamental, Amorim liderou, nos últimos anos, diversos projetos de Tecnologia da Informação e transformação digital na gestão pública.

É formado em Gestão Pública Municipal pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Entre o período de 2006 a 2012, trabalhou por cinco anos em projetos de planejamento estratégico, implantação e desenvolvimento de polos tecnológicos e de reestruturação administrativa no Uruguai.

De 2013 a 2015, foi diretor do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos (Ipplan). Em 2015, assumiu a Secretaria de Administração e de Governo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. No ano de 2021, atuou como secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

Em 2020 e 2021, foi diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo (Prodam), maior empresa de tecnologia para governo em âmbito municipal da América Latina. Em outubro de 2021, assumiu como diretor-presidente de Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização responsável pela tecnologia do município de Curitiba.



Diretor de Operações

Titular: Leandro Moreira Garcia

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Bacharel em Sistemas de Informação, pós-graduado em Engenharia de Software e Gestão de Saúde Pública. Presidiu por seis anos a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), foi Diretor de Inclusão Digital na mesma empresa e presidiu a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). Também já atuou como membro do conselho técnico-científico do parque tecnológico de Belo Horizonte, BHTec, vice-presidente do conselho da Fundação Mineira de Software e é Professor de cursos de pós-graduação no Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas.




Diretor de Relacionamento com Clientes

Titular: André de Cesero
Prazo de gestão até 02/07/2024

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Formado em computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) do Rio Grande do Sul, no ano de 1986, e pós-graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ingressou no Serpro/Porto Alegre, em Janeiro de 1984.

Ingressou no Serpro em 1984, realizando trabalhos como analista de sistemas em projetos como a Emissão de Certidão Negativa, Modelagem de Dados para a RFB, e o Conta Corrente PJ linha rápida (nacional). Foi ainda consultor em Engenharia da Informação para a Secretaria do Estado da Bahia e para o Centro de Informática da Câmara dos Deputados.

Atuou como chefe de equipe no Polo de Desenvolvimento do Serpro, em Porto Alegre/RS, de 1996 a 2005, quando assumiu a Superintendência de Relacionamento com o Cliente - Administração Tributária, em outubro de 2005. Em 2008, a Superintendência incorporou as atividades da Superintendência de Comércio Exterior. Em maio de 2016, foi nomeado para o cargo de diretor de Relacionamento de Clientes do Serpro.



Diretor de Desenvolvimento

Titular: Ricardo Cézar de Moura Jucá
Prazo de gestão até 02/07/2024

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Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, tendo ingressado no Serpro em 2001. Desde abril de 2009, era superintendente de Desenvolvimento (Supde) - agora Superintendência de Digitalização da Receita Federal (Supdr). Na empresa, atuou no desenvolvimento de sistemas e na implantação do Processo de Desenvolvimento no Serpro. Exerceu funções de liderança de projetos e gerência de equipes de desenvolvimento de software no Siest, Siasg e Siape, além da Gerência de Polo de Desenvolvimento de Sistemas do Ministério do Planejamento e Orçamento no período de 2003 a 2006. Em 2007, assumiu a Coordenação de Negócio de Sistemas Logísticos do MP, compreendendo a gestão do ComprasNet, Siasg, SCDP e Portal dos Convênios.



Diretor Jurídico, de Governança, Gestão e Riscos

Titular: Alexandre Brandao Henriques Maimoni
Prazo de gestão até 02/07/2024

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Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Pós-graduado em Gestão pela Universidade de Miami (EUA), extensão em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal) e atualmente se especializa em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes.

É membro titular da Câmara de Recursos da Previdência Complementar e possui larga experiencia em previdência complementar e saúde complementar, tendo atuado no atendimento a empresas, sindicatos, entidades associativas e entidades de previdência complementar, seja em consultoria jurídica ou nos contenciosos civil, administrativo, previdenciário e tributário.



Diretor de Desenvolvimento Humano

Titular: Alexandre Magno Galieta de Oliveira
Prazo de gestão até 02/07/2024

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Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em economia e finanças pela Universidade Federal de Itajubá, MBA em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Instituições de Ensino. Executivo com grande experiência, liderando estrutura corporativa, diretores, gerentes e coordenadores das áreas administrativa, financeira, TI, comercial e de marketing em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.



Assessor da Presidência

Anderson Rafael Barros do Nascimento

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Anderson Rafael Nascimento tem carreira voltada para a análise e atuação da governança pública. Graduado em administração pública (Unesp/Araraquara), com pós-graduação em economia social (PUC), mestrado em Administração (Univ. Metodista), doutorado em ciências políticas (Unicamp) e pós-doutorado em gestão de políticas públicas (USP). Atuou em organizações não governamentais e empresas com gestão de projetos e pesquisas. Como consultoria, atuou com instâncias nacionais de participação social e processo decisório em organizações públicas. Como docente lecionou em cursos de graduação ou strictu senso de ciências políticas e gestão de políticas públicas em universidades públicas como UnB e UFPB.



Assessoria da Diretoria-Executiva



André Picoli Agatte

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André Picoli Agatte é formado em Letras pela UNESP / Araraquara, com especialização em língua Inglesa. Foi professor e seguiu carreira como administrador público. Tem mais de 20 anos de atuação na gestão pública. Coordenou projetos de inovação e modernização tecnológica para municípios e consórcios municipais, além de ter exercido consultoria de planejamento estratégico para prefeituras, mandatos parlamentares e empresas.

Atuou como Assessor Parlamentar na Presidência da Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de São Paulo. No período recente exerceu a função de Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Secretário de Governo e de Finanças da prefeitura da Estância de Atibaia, município do Estado de São Paulo, onde desenvolveu projetos de modernização tecnológica, mobilidade urbana, fluxos operacionais de gestão, dentre outros. Exerce a função de Assessoria Parlamentar e Institucional para a presidência do Serpro.



Arthur Thurt Vieira Fisch

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Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP) e doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (EAESP FGV). Durante o doutorado, foi pesquisador visitante do Massachussetts Institute of Technology (MIT).

Atuou como assistente de pesquisa e também em projetos relacionados à análise de políticas públicas. Possui experiência em empresas de tecnologia brasileiras, com análise de dados e construção de plataformas digitais.



Dulce Helena Cazzuni

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Economista, Administradora de empresas, mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV), pós-graduação em Didática do Ensino Superior (Mackenzie). Pesquisadora sênior do DESEP/CUT Nacional. Gestora pública: concepção e execução do Projeto Habitacional Renda Média (COHAB-PMSP, 1989); participação na reestruturação e consolidação do SINE (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho/SP, 1995-1999); integrante da equipe responsável pela concepção e criação da SDTS e da Política Pública de Trabalho Emprego e Renda (PMSP, 2001-2004); Secretária Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (PMOsasco, 2005-2012); colaboradora na concepção do Plano Brasil sem Miséria (Governo Federal, 2011); integrante da equipe responsável pela concepção e criação da Secretaria e Secretária Municipal de Planejamento e Gestão (PMOsasco, 2013 – 2018), Secretária Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (PMOsasco, 2017 – 2018). Coordenadora da pós-graduação (SENAC/Osasco, 2019-2020), Coordenadora do Programa Difusão do Conhecimento (Fundação Perseu Abramo 2019-2021) e Processos Formativos Instituto Lula (set/2021-julho/2022)

Juliana Medeiros Weber

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Graduada em Psicologia (UniCeub), especialista em Cultura, Gestão e Bem-estar Organizacional (UnB), em Gestão Pública com foco na estratégia (UnB) e em Pessoas, Inovação e Resultados (Enap).

Ingressou no Serpro em 2005, como Analista de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Durante sua trajetória na Empresa, atuou na condução de projetos relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas, em especial, na gestão de equipes vinculadas aos processos de desempenho e carreiras. Teve ainda, a oportunidade de gerenciar equipe dedicada a prestar suporte a processos de trabalho da consultoria jurídica e compor a Comissão de Ética do Serpro.

Antes de ingressar no Serpro, atuou na condução de processos seletivos, ações de capacitação, mapeamento de perfis profissionais e programas de qualidade de vida no trabalho, em organizações como Embrapa, Anatel, Cespe/UnB e Incra.



Márcia Cristina Alves dos Santos Borges

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Administradora de Empresas, Especialista em Planejamento e Orçamento Público, pela Universidade de Brasília - UNB e em Neurociência, Comportamento e Desempenho pelo IPOG e possui certificações PMP - Project Management Professional. 

Antes de ingressar no Serpro, trabalhou na Serasa, entre os anos de 1997 e 2005, na área comercial e como Coordenadora de agência e posteriormente como concursada na Caixa Econômica Federal. 

Ingressou no Serpro em 2006, como analista, e desde 2007 exerce função de confiança. Já atuou nos segmentos de gestão de projetos, inteligência competitiva, gestão estratégica, gestão por indicadores, gestão da governança corporativa, inovação, assessoramento de colegiados e atualmente exerce a função de assessora da diretoria.



Maria Leonilia Figueiredo Holanda

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Atuando no Serpro desde 1979 nos diversos ramos da gestão empresarial acumulou larga experiência em gestão de pessoas, gestão orçamentária, gestão de contratos de receita e de despesas e controladoria, sempre conduzindo equipes executivas das funções.

Graduada, pelo IESB, em Administração com especialização em Gestão de Pessoas.

Em 1995 e 1996, cedida ao Ministério das Comunicações, exerceu a função de Coordenadora-Geral de Serviços Gerais com a missão principal de mudar o perfil da área especializando-a e corrigindo seus processos.

No retorno á Empresa e até 2007 atuou na gestão comercial e atendimento a clientes nas áreas de Comercio Exterior e do Tesouro Nacional.

De 2000 a 2003 exerceu a presidência do Conselho Fiscal do Fundo Multipatrocinado(SERPROS) e em 2004 foi mantida como membro do COF.

De 2007 a 2015 esteve à frente do Departamento de Gestão e Controle da Superintendência de Desenvolvimento e em 2016 e 2017 como Coordenadora da COADM/DIDES.

De 2017 a 2019 atuou como apoio ao Superintendente de Desenvolvimento nos assuntos de gestão.



Rafael Effting Cabral

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Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), é advogado do Serpro desde 2010.

Exerceu funções de gestão entre os anos de 2013 e 2021, tendo se dedicado, nos últimos anos, à coordenação e execução de atividades consultiva e contenciosa administrativa no âmbito da Superintendência Jurídica do Serpro.



Sara Franco Lustosa da Costa

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Estudou em Paris, no Lycée Montaigne, e na Sorbonne, onde cursou Civilização Francesa. Concluiu o ensino médio na Carolina do Norte, em Raleigh, na Leesville Road High School.
 
Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é bacharel em Psicologia.
Aprovada no exame de certificação profissional em Compliance anticorrupção CPC-A da FGV-Projetos e no curso “Exercising Leadership: Foundational Principles” da Universidade de Harvard.
Possui 14 anos de experiência no serviço público, dos quais 11 como ocupante de função gerencial no Serpro. Foi Coordenadora de Suporte Administrativo da Presidência e Gerente nas áreas de Gestão de Pessoas e de Integridade, Conformidade e Riscos.



Thiago Carlos de Sousa Oliveira

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Executivo do Serviço Federal de Processamentos de dados - SERPRO, com mais de 18 anos de experiencia em Gestão de TI, destacadamente com sistemas de missão crítica. Como Diretor executivo de tecnologia e operações da Dataprev gerenciou a definição da arquitetura, operação e suporte do Auxílio Emergencial para a Covid-19, além de implantar programa de cyber segurança, adequação a LGPD, gestão de continuidade de negócios, investimentos de TI e parcerias estratégicas.

Implantou automação de serviços de infraestrutura tanto no Serpro, quanto na Dataprev, em projetos de nuvem pública e privada e atuou na gestão dos principais sistemas de missão crítica das empresas. Mestre em Gestão para Competitividade pela FGV/EAESP, é especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela UNB e Graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas pela universidade UNICESP. 



Thiago Cavalcante Barros

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Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão da Qualidade. Já atuou como professor e coordenador de cursos técnicos e profissionalizantes voltados para Indústria, Controle de Qualidade de Produtos e Processos, Responsável Técnico pela execução de obras de modernização e otimização de plantas e processos.



Zuleika Aparecida Silva

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Graduada em Processamento de Dados (1997), Pós graduação e especialização em rede de computadores (1999), certificada IT Service Management Foundation - ITIL®.

Experiência de 38 anos na área de Rede e 02 anos na área de Relacionamento com Clientes.

Ingressou no Serpro no ano de 1979, como digitadora, na regional Serpro em Curitiba, sendo transferida para Brasília em 1987.

Atuou nos segmentos de rede, gestão de serviços e processos e coordenação estratégica de relacionamento com clientes e na gestão nacional de produção dos serviços de rede.

Atuou na gerência regional de rede em Brasília (1987 - 2003), gerência de atendimento a clientes no âmbito de rede (2003 - 2007), gerência nacional de produção, com atuação nas regionais e escritórios de rede, (2007 - 2010) gerência no departamento de gestão e desempenho de negócios - CORCL (2014 - 2016).

Recentemente ocupou o cargo na Gestão de Processos e de Produção, na Superintendência de Rede - SUPOP (2016 - 2019).