Mensagem do Presidente

É com satisfação que concluímos mais um ciclo de gestão empresarial, um período marcado por resultados, crescimento consistente e entregas que pavimentaram o caminho definitivo da transformação digital do Governo brasileiro. Mais um ano em que estabelecemos novos recordes em volume de dados armazenados e processados, linhas de código desenvolvidas, sistemas em produção e clientes no Brasil e exterior. 

Uma história que não poderia ter sido escrita sem o alinhamento da Empresa, liderança que deu o tom e o compasso para que o espírito inovador do competente corpo funcional pudesse alcançar o seu melhor, novamente demonstrando à sociedade brasileira que quando se fala em tecnologia, os limites não são definitivos, apenas obstáculos a serem superados. 

Nesse sentido, a Empresa tem muito o que mostrar. Começando com a plataforma Gov.br que fechou o ano com 4,8 mil serviços públicos digitais que beneficiam os 142 milhões de usuários cadastrados até o momento, número impressionante que equivale a 80% da população acima de 18 anos no país. 

Sucesso de crítica e público, a premiada Carteira Digital de Trânsito ficou ainda melhor em 2022, com a modernização no design e o lançamento de serviços que reduzem a burocracia e favorecem o mercado de veículos. Destaque para a “Venda Digital”, que permite a transferência eletrônica de propriedade do veículo pelo app, o Cadastro Positivo de Condutores e a incorporação da codificação internacional MRZ e da tradução do novo modelo do documento para línguas estrangeiras. 

Outro marco importante foi a revolução inaugurada pelo Embarque +Seguro, tecnologia que utiliza a validação biométrica e biográfica dos passageiros e tripulantes para tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas. Implantado nos aeroportos de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ, a solução operou, até dezembro de 2022, em mais de 26 mil voos e facilitou a viagem de mais 216 mil passageiros. 

E como não citar o app Compras.gov.br, que permite ao fornecedor se relacionar com o Governo de forma totalmente digital e participar 100% do processo de disputa das compras públicas. Em 2022, o sistema foi totalmente reestruturado para adequação à nova Lei de Licitações e o resultado não demorou a chegar: recorde de novos fornecedores, com a inclusão de 72 mil novas empresas, e o reconhecimento alcançado com prêmio no Congresso de Pregoeiros – edição 2022, no qual foi o vencedor nas categorias “Melhor sistema de compras públicas”, “Melhor interação com o fornecedor” e “Maior número de pregões realizados e concluídos”. 

A lista de realizações não é pequena e inclui entregas relacionadas ao meio ambiente, melhoria do ambiente de negócios do país, gestão pública e serviços digitais ao cidadão; todas elas muito bem descritas neste relatório que agora apresentamos à sociedade. Importante salientar o que todas elas significaram para o Serpro em 2022: mais um ano de sucesso nos indicadores empresariais e de aumento da carteira de clientes.

Terminamos o ano com uma receita líquida 7,6% maior que 2021, aumento de 61,9% no lucro líquido e quase o dobro do investimento realizado no período anterior. Esses percentuais refletem a conquista de 10.856 novos clientes nos últimos doze meses, um acréscimo global de 76,3%, entre clientes federais, estaduais, municipais, privados e internacionais. É o Serpro presente não só na modernização do Estado brasileiro, mas na vida do cidadão, no dia a dia das empresas e em outros 15 países: Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Peru, Reino Unido, França, Espanha, Lituânia, Estônia, Irlanda, Chipre, Malta, China e Singapura. 

Todos esses números e resultados só existem porque esta é uma Empresa que valoriza seus talentos, uma Organização cujos empregados estão sempre comprometidos em gerar valor e transformar inteligência em resultados práticos para a sociedade. Com 58 anos de história, o Serpro segue sendo reconhecido como uma organização de excelência tecnológica, a maior empresa pública de TI do mundo. 

Por fim, antes de iniciar a leitura deste relatório, permitam-me frisar que sua elaboração seguiu os princípios e diretrizes ditados pelos órgãos de controle, sendo fruto do trabalho das áreas executoras dos processos finalísticos e viabilizadores, e com o envolvimento das equipes técnicas e dos responsáveis pelos temas apresentados; todos comprometidos com a gestão, a governança corporativa, a ética e os mais elevados padrões requeridos pela Lei e pelos brasileiros. Reconheço aqui minha responsabilidade, como também de todos os diretores, por assegurar a integridade deste documento, afirmando que todas as informações aqui fornecidas são fidedignas.

Alexandre Gonçalves de Amorim - Diretor-Presidente do Serpro