Mensagem do Conselho de Administração

O ano de 2022 demonstrou o rumo acertado da estratégia empresarial. Consolidando a rota de crescimento sustentável trilhada por esta gestão, mais uma vez o Serpro conjugou resultados financeiros positivos com crescente número de parceiros e clientes, reflexo do aumento e sofisticação de um portfólio de negócios que oferece inovações não só para as questões estruturantes do Governo, mas que transforma a vida de cidadãos e favorece o ambiente econômico do país.

Organização líder do processo de transformação digital do Estado brasileiro, a Empresa comemorou a chegada do país ao segundo lugar, entre 198 economias globais, no GovTech Maturity Index 2022, índice do Banco Mundial que mede a maturidade em governo digital. Tivemos o maior avanço entre as nações avaliadas, passando do sétimo para o segundo lugar geral; e somos a primeira no Ocidente.

Resultados como esses não acontecem ao acaso. São fruto de trabalho e planejamento, dois substantivos que nunca saem do dicionário da Empresa. Em 2022, o Serpro mais uma vez cumpriu seu plano estratégico, alcançando bons resultados em todos os seis objetivos elencados para o período.

Para o ciclo 2023-2027, a Diretoria Executiva e este Conselho de Administração aprovaram importante evolução ao processo, incorporando a Agenda ESG ao Planejamento Estratégico. A partir de agora, a governança e a sustentabilidade integram o centro de definição dos componentes estratégicos, objetivos, metas e resultados-chave da Empresa.

O ano também foi marcado pela continuidade das ações de adequação à LGPD, consolidando os esforços da Empresa para a conformidade e a promoção da cultura de privacidade e proteção de dados. Todos esses feitos ilustram o empenho e o engajamento da Organização com a governança, a transparência e com a ética pública.

Por fim, o compromisso com a segurança da informação seguirá como traço constitutivo do Serpro. Em 2022, a Empresa aumentou seu investimento em novas tecnologias, infraestrutura do ambiente operacional de TI e infraestrutura de logística, medidas que visam sustentar a perenidade da expertise que mantém clientes satisfeitos e garante a disponibilidade e integridade de todos os serviços prestados à sociedade. São mais de 750 soluções que sustentam o Estado e servem a empresas e população, colocando o Serpro como o braço da transformação digital que o Brasil vem realizando com sucesso nos últimos anos.

Conselho de Administração do Serpro