Estratégia e desempenho

O Plano Estratégico Empresarial em 2022 foi composto por 6 Objetivos Estratégicos e 24 Metas Estratégicas, das quais se destacam: a identidade digital; o fortalecimento da marca Serpro como líder em Transformação Digital e Privacidade e Proteção de Dados; o alinhamento às melhores práticas que compõem a Agenda ESG; a ampliação da atuação junto ao mercado internacional; as iniciativas de inovação da plataforma Serpro Ventures; entre outras voltadas principalmente à sustentabilidade econômico-financeira da Empresa.

Os Objetivos Estratégicos foram acompanhados ao longo de todo o exercício e 67% das Metas Estratégicas foram alcançadas. Algumas realizações do exercício:

  • R$ 249 milhões em notícias positivas
  • 114 milhões de brasileiros com biometria no Serpro
  • Mais de 96% de entrega das iniciativas de inovação pelo Serpro Ventures
  • Redução da obsolescência do parque tecnológico
  • 99,7% de disponibilidade média de nível de serviço


Informações orçamentárias, financeiras e contábeis 

RIA Digital 2022 Desemp_SUPCO.png

As informações completas podem ser consultadas em Contas Anuais e Demonstrações Financeiras.

Principais ações das áreas de gestão

Clique no(s) item(ns) para visualizar o conteúdo.
Tecnologia da Informação

Transformação Digital Interna

  • Avanços na jornada de transformação digital interna com contratações de soluções de ERP,  de gestão comercial, educacional e de processos, além de ferramentas de colaboração e trabalho em equipe, e disponibilização da plataforma de soluções analíticas que reúne e trata dados armazenados em sistemas corporativos para apoiar a tomada de decisão.

Redução da obsolescência

  • Os investimentos realizados na modernização do parque tecnológico possibilitaram ao Serpro protagonizar a transformação digital e a segurança da informação do Estado brasileiro, com a obsolescência reduzida ao patamar de 15,47%.
Segurança da Informação

Em espírito colaborativo e de efetivo suporte aos órgãos de Governo, em 2022, a equipe de  segurança do Serpro atuou em diversas situações de execução de análises de vulnerabilidades  e testes de invasão, para recuperação de ataques cibernéticos bem-sucedidos.

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

O ano de 2022 foi marcado pela continuidade das ações de adequação à LGPD, consolidando os esforços da empresa para a conformidade e a promoção da cultura de privacidade e  proteção de dados.

  • Implementação da metodologia de gestão de riscos de Privacidade e Proteção de Dados em toda a Empresa
  • 90% dos contratos de despesa adequado à LGPD
  • Mais de 1.000 capacitações realizadas e mais de 180 atendimentos relacionados a direitos dos titulares
Programa Serpro Ventures

O Serpro Ventures é o Programa de Inovação do Serpro que orquestra todas as ações de  inovação de negócio, tecnologia e processos. Iniciativas empreendedoras que apostam em novos modelos de negócios com olhar mais criativo e inovador.

O ano de 2022 foi importante para consolidar o Programa e as iniciativas realizadas  aumentaram a maturidade da Empresa em relação ao tema inovação.