Superintendência de Desenvolvimento da Receita Federal e Comércio Exterior

Titular: Glaide Lopes Reverendo
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Glaide-foto.jpg

Bacharel em Ciências da Computação, com especialização em Gerenciamento de Projetos, ingressou no Serpro em dezembro de 1996.
Atuou por mais de uma década no desenvolvimento de sistemas de Cobrança da Receita Federal na Regional São Paulo. A partir de 2008 foi convidada a atuar na área de negócios em Brasília, permanecendo por 16 anos, atuando como gerente de departamento de negócios dos assuntos de Cobrança, Arrecadação, Regularidade Fiscal, Contencioso, Declarações de Pessoas Físicas e Jurídicas, Fiscalização e Atendimento da Receita Federal.
Em 2024, assumiu a Superintendência de Desenvolvimento da Receita Federal e Comércio Exterior.



Superintendência de Digitalização de Governo

Titular: Felipe Artur Paraense de Oliveira Serra
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Felipe.jpg

Graduado em Processamento de Dados, com pós-graduações em Engenharia de Software (UFRGS) e Governança de TI (PUC Minas), ingressou no Serpro em 2007, na regional Belém. Atuou em diversos papéis no desenvolvimento, como analista de requisitos, analista de qualidade, testador, desenvolvedor e líder de projetos. Desde 2011, ocupando cargos de gestão na empresa, atendeu clientes como Receita Federal, Presidência da República, Ministério do Planejamento, Senatran, TSE, e também o próprio Serpro, como líder do Departamento de Soluções Corporativas. Nos últimos dois anos, esteve à frente do Departamento do Domínio de Trânsito, liderando equipes no desenvolvimento de soluções como Carteira Digital de Trânsito, Renavam, Renainf, Renach e Radar.



Superintendência de Inteligência e Suporte ao Desenvolvimento

Titular: Marcos Martins Melo
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

IMG-20230802-WA0032.jpg

Bacharel em ciências da computação, Mestre em Sistemas Mecatrônicos, Pós Graduado em Gestão de Segurança da informação pela UNB Universidade de Brasília, Pós Graduado em Governo Eletrônico pela ESAF, Curso de extensão de Governo Eletrônico pelo ETRI Coreia do Sul, Pós Graduando em UX pela UFRGS, certificado ITIL, Analista de Redes do Serpro desde 2004, atuou como: Coordenador de Software Livre pela Superintendência de Produtos e Serviços de TIC, Coordenador de Infraestrutura; Governança de TIC pela Coordenação de Estratégica de Tecnologia, e pela Coordenação de Solução Corporativa de Comunicação e Colaboração. Coordenou a implementação de vários projetos, como Modernização da Rede Local, Monitoração Integrada de Infraestrutura e Serviço Farol(gestão de serviços ITIL), Processo de gestão de ciclo de vida de tecnologia, Comunicação Segura, Autenticação Única e Gestão de Identidade IDGOV que depois passou a ser chamado GOV.br. Membro de Comitê estratégico de Segurança do SERPRO de 2013 a 2016, Telefonia VOIP, entre outros. Assessor de Diretoria da DTI/AGU de 2018 a 2019, realizando suporte aos processos de contração do órgão em vários processos estratégicos entre eles, Central de Serviços, Firewall e etc, 2019 a 2023 Gestor dos Produtos de Certificação Digital SERPRO. No segundo semestre de 2023, passou a responder como Superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial.

Superintendência de Desenvolvimento da Fazenda e Trabalho

Titular: Edvanessa Florêncio e Silva
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

Edvanessa.jpg

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduada em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Ingressou no Serpro em março de 2006. Trabalhou na regional de Belo Horizonte e atuou em diversos papéis na área de desenvolvimento e sustentação de sistemas. A partir de janeiro de 2008 passou a exercer função de confiança com liderança de equipes e de projetos de software para clientes como Ministério do Planejamento, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), INCRA e Receita Federal com a condução da declaração de imposto de renda retido na fonte (DIRF) e sistemas integrados de cobrança.  

Em novembro de 2018 assumiu um Departamento de Desenvolvimento em Belo Horizonte e em maio de 2019 passou a gerenciar o domínio de Recuperação de Créditos Públicos e Gestão de Identidade, com a liderança de todos os serviços de Parcelamentos e governança de autorização e autenticação de usuários a sistemas da RFB. 

Em fevereiro de 2024 assumiu a Superintendência de Desenvolvimento da Fazenda e Trabalho.