Superintendência de Educação, Talentos e Cultura

Titular: Márcio de Araújo Benedito
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

supet_marcio.jpg

Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Gestão de Novas Tecnologias de Comunicação na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Gestão Pública Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui longa carreira nas áreas de mecânica e informática, tendo atuado em automação de processos capacitando as pessoas e fazendo a gestão de mudança, elaborando materiais didáticos e atuando como Professor.

Antes do Serpro, trabalhou na Empresa Municipal de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), como Analista de Suporte, Banco de Dados, Redes e implementação de sistemas multicamada. Foi responsável pelo primeiro programa de inclusão digital, lançado em 1999 com a implementação de telecentros em vilas e favelas, estruturando cursos para a comunidade e formação de lideranças comunitárias. Participou do projeto de criação do Centro de Recondicionamento de Computadores BH Digital.

Ingressou no Serpro em 2007, participou de equipes de criação como planejador educacional em projetos de cursos a distância para clientes do Serpro que adquiriram as soluções digitais da Empresa. Foi, ainda, consultor em projetos de acordos de cooperação técnica do Serpro com diversos parceiros envolvendo o tema educação corporativa, com destaque para os projetos com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) na transposição dos cursos presenciais para cursos a distância “GRPE - Gênero, Raça, Pobreza e Emprego”, que visa promover a discussão sobre o trabalho decente e as implicações das desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho, e do curso “Juventudes, sexualidades e prevenção das DST/Aids”, que visa instrumentalizar as escolas e centros de saúde no tratamento humanizado das demandas da juventude quanto a política nacional de saúde para este público.

Atuou como Gerente da Divisão de Metodologias e Tecnologias Educacionais de 2010 a 2019, período em que foi estruturada a linha de negócio de Educação a Distância com contratos de receita com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Escolas de Governo ENAP e ESAF, com o DNIT e ICMBio. Participou do Programa de Inclusão Digital do Serpro, estruturando uma Escola Virtual com cursos abertos para a comunidade e ações de letramento digital na Regional Belo Horizonte. Atuou como Gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de 2019 a 2021 e como Gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento e Informação de 2021 a 2023, implementando a Metodologia de Identificação e Tratamento de Conhecimentos Críticos. Em julho de 2023 assumiu a Superintendência de Educação, Talentos e Cultura do Serpro.



Superintendência de Pessoas

Titular: Eunides Maria Leite Chaves
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

IMG-20230712-WA0016.jpeg

Graduada em Administração de Empresas (UNIFOR) e em Serviço Social (UECE), especialista em Gestão de Pessoas (UECE); Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (PUC-PR); e Gerenciamento Humano nas Organizações (UFCE).

Ingressou no Serpro em 1987, como Assistente Social. No período de 2003 a 2008 foi Superintendente de Pessoas, implementou 3 concursos Públicos oxigenando o quadro do Serpro; executou a Lei de Anistia, readmitindo mais de 230 ex-empregados; elaborou a primeira versão do Código de Conduta Ética do Serpro e implementou a Primeira Comissão de Ética do Serpro; nesse período implantou a Universidade Corporativa do Serpro – Unise, o Programa de Teletrabalho do Serpro, primeira experiência de trabalho a distância em empresa pública no Brasil, propiciando ao Serpro o Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos (2005); No período de 2011 a 2016 foi Superintendente da Universidade Corporativa do Serpro – UniSerpro; Foi membro eleito e indicado do SERPROS Fundo Multipatrocinado do Serpro (2009 a 2016)

Antes de ingressar no Serpro, atuou na área de pessoal da empresa Confecções Guararapes S/A; no Instituto de Planejamento do Estado do Ceará - Iplance e na Universidade Estadual do Ceará – UECE.



Superintendência de Atendimento a Pessoas e Benefícios

Titular: Giovanna Maria de Aguiar
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

supab_giovanna.jpg

Graduada em Administração de Empresas pela PUC Minas. Pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UNI BH e em Docência de Ensino Superior pelo IESB. Tem extensão em Gestão de Pessoas para Lideranças pela FIA USP e está concluindo o MBA em Neurociência, Comportamento e Desempenho, no IPOG.

Tem mais de 30 anos de experiência como gestora de equipes e de processos, 18 dos quais no Serpro, atuando na Superintendência de Gestão de Pessoas, de 2004 a 2018, e na Superintendência de Organização, Processos e Projetos, de 2019 a 2023.

Gerenciou processos estratégicos na Superintendência de Gestão de Pessoas, como planejamento estratégico, gestão de projetos, clima organizacional, qualidade de vida, teletrabalho, saúde ocupacional e segurança do trabalho, benefícios, gestão da operadora de plano de saúde em autogestão, contratos e gestão do atendimento. Atuou como analista de processos e tutora na Superintendência de Organização, Processos e Projetos, participando da implantação do sistema Integra para modelagem e automação dos processos da empresa.

Anteriormente, trabalhou na iniciativa privada, no setor de serviços, na área de consultoria de serviços de TI na Intersoft Sistemas junto à Interchange Serviços, e como gerente das lojas Varig em Belo Horizonte.