1.0 PRESIDÊNCIA – DP

1.1 Gabinete Institucional – GABIN – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Governança Corporativa:

a1) gerenciar relações estatutárias; e

a2) coordenar processo decisório.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno, Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

b1) coordenar gestão da ética.

1.2 Superintendência de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social –
SUPEM – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Negócio e Marketing de Soluções Digitais:

a1) gerenciar marketing de soluções digitais;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão Organizacional:

b1) gerenciar comunicação e marketing institucional; e

b2) gerenciar responsabilidade social.

1.3 Superintendência de Estratégia Institucional – SUPTG – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Governança Corporativa:

a1) gerenciar estratégia empresarial.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Governança de TI:

b1) direcionar estratégia de TI;

b2) monitorar indicadores estratégicos de TI; e

b3) avaliar governança de TI.

c) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão Organizacional:

c1) gerenciar portfólio, programa e projetos.

2.0 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – DIRAF

2.1 Superintendência de Controladoria – SUPCO – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão Econômico-Financeira:

a1) coordenar gestão contábil;

a2) coordenar gestão tributária;

a3) coordenar gestão orçamentária;

a4) coordenar gestão de gastos e avaliação de desempenho;

a5) coordenar desempenho econômico e financeiro;

a6) coordenar as informações gerenciais corporativas e econômico-financeiras; e

a7) coordenar gestão de tesouraria.

2.2 Superintendência de Aquisições e Contratos – SUPGA – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Logística e Aquisições:

a1) gerenciar aquisições e contratações; e

a2) gerenciar convênios.

2.3 Superintendência de Gestão Logística – SUPGL – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Logística e Aquisições:

a1) administrar serviços de logística;

a2) administrar materiais;

a3) gerenciar infraestrutura de instalações; e

a4) gerenciar segurança física.

3.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO – DIDES

3.1 Superintendência de Inteligência e Suporte ao Desenvolvimento – SUPIS – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Provimento de Soluções Digitais:

a1) criar e sustentar soluções digitais.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno, Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

b1) implementar a governança de inteligência artificial.

3.2 Superintendência de Digitalização de Governo – SUPDG – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Criar e Sustentar Soluções Digitais:

a1) construir soluções digitais.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Gerenciar Ciclo de Vida de Tecnologia:

b1) executar o ciclo de vida de tecnologia.

3.3 Superintendência de Desenvolvimento da Receita Federal e Comércio Exterior –
SUPRF – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Criar e Sustentar Soluções Digitais:

a1) construir soluções digitais.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Gerenciar Ciclo de Vida de Tecnologia

b1) executar o ciclo de vida de tecnologia.

3.4 Superintendência de Desenvolvimento da Fazenda e Trabalho – SUPFT – GR II –Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Criar e Sustentar Soluções Digitais:

a1) construir soluções digitais.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte subprocesso, dos domínios sob sua responsabilidade, no âmbito do Processo Gerenciar Ciclo de Vida de Tecnologia:

b1) executar o ciclo de vida de tecnologia.

4.0 DIRETORIA DE OPERAÇÕES – DIOPE

4.1 Superintendência de Produtos e Serviços - Operações – SUPOP – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Provimento de Soluções Digitais:

a1) gerenciar soluções de certificação digital e carimbo do tempo;

a2) gerenciar soluções de administração de rede de longa distância;

a3) gerenciar soluções de internet;

a4) gerenciar soluções de INFOVIA;

a5) gerenciar soluções de atendimento a ambientes e rede local;

a6) gerenciar soluções multimídia; e

a7) gerenciar soluções de entrada e saída;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Infraestrutura para Soluções Digitais:

b1) gerenciar solicitação de serviço;

b2) gerenciar demanda de infraestrutura de TI; e

b3) gerenciar melhoria contínua em serviço de infraestrutura de TI.

4.2 Superintendência de Produtos e Serviços - Centro de Dados – SUPCD – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Provimento de Soluções Digitais:

a1) gerenciar recursos de soluções de hospedagem;

a2) gerenciar recursos de soluções em nuvem;

a3) gerenciar recursos de soluções de armazenamento;

a4) gerenciar recursos de soluções de banco de dados; e

a5) gerenciar recursos de soluções para aplicações;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Infraestrutura para Soluções Digitais:

b1) gerenciar mudança;

b2) gerenciar problema;

b3) gerenciar incidente;

b4) gerenciar eventos;

b5) gerenciar nível de serviço;

b6) gerenciar disponibilidade de serviço de TI; e

b7) gerenciar central de serviços.

4.3 Superintendência de Segurança da Informação – SUPSI – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Provimento de Soluções Digitais:

a1) gerenciar soluções de segurança.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno, Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

b1) gerenciar continuidade de negócios; e

b2) gerenciar segurança da informação.

4.4 Superintendência de Planejamento, Especificação e Negociação das
Contratações e Gestão dos Recursos de TI – SUPEC – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Provimento de Soluções Digitais:

a1) gerenciar a apropriação, capacidade e custo dos insumos de infraestrutura de TI.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Infraestrutura para Soluções Digitais:

b1) gerenciar configuração;

b2) gerenciar ativos e licenças; e

b3) gerenciar capacidade de TI.

c) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Governança de TI:

c1) gerenciar ciclo de vida de tecnologia.


4.5 Superintendência de Arquitetura Corporativa, Plataformas e Nuvem – SUPAN – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Criar e Sustentar Soluções Digitais:

a1) suportar o uso de ferramentas e dos processos de desenvolvimento; e

a2) construir, sustentar e gerir plataformas e middlewares.

5.0 DIRETORIA DE PESSOAS – DIPES

5.1 Superintendência de Atendimento a Pessoas e Benefícios – SUPAB – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Recompensar Pessoas:

a1) gerenciar benefícios; e

a2) gerenciar plano de saúde.

5.2 Superintendência de Pessoas – SUPES – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Pessoas, Conhecimento e Educação:

a1) agregar pessoas;

a2) progredir pessoas;

a3) recompensar pessoas;

a4) integrar gestão de pessoas; e

a5) apoiar gestão de pessoas.

5.3 Superintendência de Educação, Talento e Cultura – SUPET – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Pessoas, Conhecimento e Educação:

a1) gerenciar educação corporativa;

a2) gerenciar estratégia educacional; e

a3) gerenciar conhecimento organizacional;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes às seguintes atividades, no âmbito do Subprocesso Gerenciar Qualidade de Vida no Trabalho:

b1) gerenciar clima organizacional;

b2) gerenciar comportamento organizacional;

b3) gerenciar cultura organizacional; e

b4) gerenciar programa de qualidade de vida no trabalho.

6.0 DIRETORIA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES – DIRCL

6.1 Superintendência de Estratégia Comercial e Pós-venda – SUNEC – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes ao seguinte processo, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Negócio e Marketing de Soluções Digitais:

a1) coordenar negócio com o cliente.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão da Pós Entrega das Soluções Digitais:

b1) gerenciar atendimento pós entrega; e

b2) gerenciar estratégia comercial.

c) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes à seguinte atividade, no âmbito do Subprocesso Fidelizar Cliente:

c1) gerir satisfação do cliente.

6.2 Superintendência de Inteligência de Negócio – SUNIN – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação:

a1) gerenciar inovação de negócios; e

a2) gerenciar estratégia de inovação.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Negócio e Marketing de Soluções Digitais:

b1) gerenciar estratégia de negócio;

b2) gerenciar portfólio de serviços; e

b3) gerenciar parcerias em oportunidades de negócios;

c) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes às seguintes atividades, no âmbito do Subprocesso Criar Produto:

c1) estruturar modelo de negócio do produto; e

c2) validar modelo de negócio do produto;

d) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes às seguintes atividades, no âmbito do Subprocesso Gerir Ciclo de Vida do Produto Pós Lançamento:

d1) gerir linhas de negócio.

6.3 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios – SUNNG – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas de novos negócios, referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Coordenar Negócio com o Cliente:

a1) gerir relacionamento com o cliente; e

a2) prospectar clientes de novos negócios.

6.4 Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário – SUNEF – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Comércio Exterior, Fazendário e Trabalho e Previdência Social referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Coordenar Negócio com o Cliente:

a1) gerir relacionamento com o cliente; e

a2) prospectar clientes de novos negócios;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Comércio Exterior, Fazendário e Trabalho e Previdência Social referentes ao seguinte subprocesso, no âmbito do Processo Gerenciar Atendimento Pós Entrega:

b1) coordenar atendimento.

6.5 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Governo Digital – SUNGD – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Governo Digital, Defesa, Gestão Pública e Saúde referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Coordenar Negócio com o Cliente:

a1) gerir relacionamento com o cliente; e

a2) prospectar clientes de novos negócios;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Governo Digital, Defesa, Gestão Pública e Saúde referentes ao seguinte subprocesso, no âmbito do Processo Gerenciar Atendimento Pós Entrega:

b1) coordenar atendimento.

6.6 Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos – SUNCF – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Infraestrutura e Meio Ambiente referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Coordenar Negócio com o Cliente:

a1) gerir relacionamento com o cliente; e

a2) prospectar clientes de novos negócios;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Infraestrutura e Meio Ambiente referentes ao seguinte subprocesso, no âmbito do Processo Gerenciar Atendimento Pós Entrega:

b1) coordenar atendimento.

6.7 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Negócios Estratégicos – SUNES – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Órgãos do Judiciário Federal, Órgãos Federais de Controle, Ministérios Públicos Federais, Justiça e Segurança Pública, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Minas e Energia, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e Pesca e Aquicultura, referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Coordenar
Negócio com o Cliente:

a1) gerir relacionamento com o cliente; e

a2) prospectar clientes de novos negócios;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas relativas aos clientes das carteiras Órgãos do Judiciário Federal, Órgãos Federais de Controle, Ministérios Públicos Federais, Justiça e Segurança Pública, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Minas e Energia, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e Pesca e Aquicultura, referentes ao seguinte subprocesso, no âmbito do Processo Gerenciar Atendimento Pós Entrega:

b1) coordenar atendimento.

7.0 DIRETORIA JURÍDICA, DE GESTÃO E RISCOS – DIJUG

7.1 Superintendência de Controles, Riscos e Conformidade – SUPCR – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Governança Corporativa:

a1) direcionar governança corporativa;

a2) direcionar governança corporativa; e

a3) avaliar governança corporativa.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno, Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

b1) gerenciar riscos empresariais e controles internos; e

b2) gerenciar conformidade institucional.

7.2 Superintendência Jurídica - Contencioso – SUPJC – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Gerenciar Assessoramento Jurídico:

a1) representar empresa em demandas judiciais e extrajudiciais;

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão Econômico-Financeira:

b1) assessorar o patrocinador na supervisão das atividades da Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC.

7.3 Superintendência Jurídica - Consultivo – SUPJU – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno,
Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

a1) gerenciar propriedade intelectual.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes subprocessos, no âmbito do Processo Gerenciar Assessoramento Jurídico:

b1) prestar consultoria às unidades da empresa.

7.4 Superintendência de Gestão, Processos, Privacidade e Proteção de dados

Pessoais – SUPPP – GR II – Sede

a) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento
e Inovação:

a1) gerenciar fomento à inovação; e

a2) gerenciar inovação interna.

b) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão Organizacional:

b1) gerenciar cadeia de valor e arquitetura de processos;

b2) gerenciar estrutura organizacional;

b3) gerenciar documentos empresariais; e

b4) gerenciar certificações empresariais.

c) Coordenar, estruturar, direcionar e orientar as ações corporativas referentes aos seguintes processos, no âmbito do Macroprocesso Gestão de Riscos, Controle Interno,
Conformidade, Integridade e Assessoramento Jurídico:

c1) gerenciar privacidade e proteção de dados pessoais.