1.0 PRESIDÊNCIA – DP

1.1 Escritório de Governança e Estratégia Corporativas – ESGEC – GR II – Sede

a) direcionar, orientar e coordenar as ações de gestão da estratégia empresarial, direcionamento da governança corporativa;

b) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relações estatutárias;

c) coordenar as ações de alinhamento estratégico demandadas pelos Administradores e a gestão executiva e administrativa dos órgãos sociais e estatutárias; e

d) prestar apoio técnico e administrativo à Comissão de Ética do Serpro.

1.2 Superintendência de Comunicação e Marketing – SUPEM – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos comunicação empresarial, gestão da marca Serpro, eventos e patrocínios institucionais, marketing institucional e branding, gestão de mídias corporativas, social media analytics, publicidade institucional, relações institucionais, assessoria de imprensa, estratégia e elaboração de marcas, eventos e patrocínios de produtos, marketing de produto, gestão de sítios e publicidade relacionada a produtos; e

b) direcionar, coordenar e orientar as ações corporativas referentes aos assuntos investimento social e inclusão sociodigital.

1.3 Superintendência de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais – SUPPD – GR II – Sede

Direcionar, orientar, coordenar e executar, em conformidade com a orientação do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, os assuntos e ações corporativas referentes à Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

2.0 DIRETORIA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES – DIRCL

2.1 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios – SUNNG – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relacionamento com clientes, segmentação de clientes, prospecção de novos negócios e negociação de contratos de receita relativos a novos negócios.

2.2 Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário – SUNEF – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relacionamento com clientes, à prospecção de novos negócios, à negociação de contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e

b) coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.

2.3 Superintendência de Relacionamento com Clientes Governo Digital – SUNGD – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relacionamento com clientes, à prospecção de novos negócios, à negociação de contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e

b) coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.

2.4 Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos – SUNCF – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relacionamento com clientes, à prospecção de novos negócios, à negociação de contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e

b) coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.

2.5 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Negócios Estratégicos – SUNES – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos relacionamento com clientes, à prospecção de novos negócios, à negociação de contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e

b) coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.

2.6 Superintendência de Estratégia Comercial e Entrega – SUNEC – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos gestão comercial, gestão integrada de tecnologias e infraestrutura, entrega de serviços, gestão dos contratos de receita, gestão da satisfação do cliente, estratégia comercial e estratégia de pós-entrega.

2.7 Superintendência de Inteligência de Negócio – SUNIN – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos estratégia de negócio, modelo de negócios, política de preços, planos de negócio e gestão das linhas de negócios, gestão de produtos e inovação de negócios.

3.0 DIRETORIA DE OPERAÇÕES – DIOPE

3.1 Superintendência de Produtos e Serviços – Operações – SUPOP – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema ambientes de redes de TI.

3.2 Superintendência de Produtos e Serviços – Centro de Dados – SUPCD – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema centro de dados e ao assunto Engenharia de Serviços de Infraestrutura de TI.

3.3 Superintendência de Segurança da Informação – SUPSI – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema segurança da informação e ao assunto continuidade de negócios.

3.4 Superintendência de Planejamento, Especificação e Negociação das Contratações e Gestão dos Recursos de TI – SUPEC – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos serviços e plataformas de infraestrutura de TI, tecnologia de segurança para produtos, sistemas e soluções de TI, gestão de insumos e recursos de infraestrutura de TI e gestão do ciclo de vida de tecnologia.

3.5 Coordenação da Administração de Gestão Estratégica e Operacional da DIOPE - COAGO - GR III - Sede

Orientar, coordenar e executar as atividades relativas à gestão, no âmbito da Diretoria de Operações.

4.0 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO – DIRAD

4.1 Superintendência de Aquisições e Contratos – SUPGA – GR II – Sede

Direcionar, coordenar e orientar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema aquisições e contratações.

4.2 Superintendência – Centro de Serviços – SUPCS – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema centro de serviços;

b) direcionar e coordenar os assuntos referentes à sustentabilidade ambiental; e

c) coordenar e executar as atividades de planejamento e gestão técnica dos contratos de bens e serviçoes de natureza administrativa, técnica e de execução de obras e infraestrutura de instalações.

4.3 Superintendência de Gestão Financeira – SUPGF – GR II – Sede

a) direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referente ao tema gestão financeira e ao assunto controles e riscos financeiros; e

b) operacionalizar a gestão contábil e tributária.

4.4 Superintendência de Controladoria – SUPCO – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema controladoria empresarial.

5.0 DIRETORIA JURÍDICA E DE GOVERNANÇA E GESTÃO – DIJUG

5.1 Superintendência Jurídica – SUPJU – GR II – Sede

Direcionar, coordenar e assessorar juridicamente as unidades sobre os assuntos referentes ao tema Jurídico e ao assunto propriedade intelectual de marcas empresariais.

5.2 Superintendência de Organização, Processos e Projetos – SUPOG – GR II – Sede

Direcionar, coordenar e orientar as ações corporativas referentes aos assuntos temas empresariais, gestão arquivística, estrutura organizacional e órgão temporário, comissão, comitê e programas, área de atuação e atribuições das diretorias, documentos organizacionais diretivos, normativos e administrativos, competências e alçadas, gestão corporativa de processos, gestão corporativa de projetos, processo decisório e inovação interna.

5.3 Superintendência de Controles, Riscos e Conformidade – SUPCR – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos controle interno, gestão de riscos, conformidade institucional, integridade, governança corporativa, correição, indicadores de governança corporativa e indicadores de governança de TI.

5.4 Coordenação de Inteligência de Gestão – COIGE – GR III – Sede

Orientar, coordenar e executar as atividades relativas à inteligência de gestão, no âmbito da Diretoria Jurídica e de Governança e Gestão da Diretoria de Desenvolvimento Humano.

6.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO – DIDES

6.1 Superintendência de Digitalização da Receita Federal – SUPDR – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos desenvolvimento de soluções de software, gestão do ciclo de vida de produtos e relacionamento com clientes.

6.2 Superintendência de Digitalização de Governo – SUPDG – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos desenvolvimento de soluções de software, gestão do ciclo de vida de produtos e relacionamento com clientes.

6.3 Superintendência de Serviços e Engenharia de Solução Digital – SUPSE – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos desenvolvimento de soluções de software, gestão do ciclo de vida de produtos de suporte ao desenvolvimento, parcerias de negócio, suporte ao desenvolvimento e design e arquitetura de soluções de software.

6.4 Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial – SUPAI – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos desenvolvimento de soluções de software de inteligência de negócio, de inteligência artificial e de dados

7.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – DIDHM

7.1 Superintendência de Educação – SUPED – GR II – Sede

Direcionar, coordenar e orientar as ações corporativas referentes aos temas e assuntos, educação corporativa, fomento a inovação, gestão do conhecimento, gestão bibliográfica, gestão informacional, memória institucional e fomento a inovação.

7.2 Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas – SUPEP – GR II – Sede

Direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes aos temas gestão de pessoas e responsabilidade social corporativa, desenvolvimento de pessoas e gestão do ambiente de trabalho.