O Programa Serpro de Responsabilidade Social e Cidadania (PSRS) busca a conscientização e sensibilização dos empregados e da alta liderança acerca da gestão focada na ética, na transparência e no estabelecimento de metas corporativas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Organizado em seis eixos principais, o PSRS apoia-se no respeito à diversidade e na promoção da redução das desigualdades sociais. No âmbito do programa, destaca-se a participação do Serpro na Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, desde 2009. A área responsável pelo Programa no Serpro é a Superintendência de Gestão de Pessoas.



Eixos do Programa



g4273.png


Promove o acesso das pessoas aos direitos, bens e serviços, independente das suas capacidades físicas, motoras, perceptivas e condições culturais e sociais, eliminando as barreiras arquitetônicas e tecnológicas.



g4388.png


Promove a habilitação e qualificação da sociedade nas áreas de conhecimento da empresa, cujo objetivo é contribuir para a inserção do cidadão  no mercado de trabalho para a elevação do grau de conhecimento e da inclusão social.



g4469.png


Atende a população menos favorecida da sociedade, com projetos que proporcionem a sustentabilidade social, o acesso à produção artística, desenvolvimento cultural e do lazer.



Pétala ID.png

Promove o uso e a apropriação das novas tecnologias pela sociedade, tendo como base o atendimento das necessidades das comunidades. Confira os resultados.



g4339.png

Processo que fomenta hábitos de preservação do meio ambiente com adoção de práticas para o uso racional dos recursos ambientais e dos bens públicos e a adoção de padrões tecnológicos de baixo impacto ambiental. Conheça os resultados.



g4486.png

Processo que estimula a adoção de hábitos e atitudes saudáveis, proporciona meios e condições para a preparação da aposentadoria, ambiente de trabalho que favoreça a integração e melhor desempenho das atividades profissionais, atendimento igualitário aos empregados e estimula a criação e participação em manifestações culturais.
 

 

Principais resultados de 2020

 

  • Realização de oficina de Scratch Participação na 5ª edição American Girls Can Code Brasil. Pela quinta vez, o Serpro mantém a parceria com a agência de Telecomunicações da ONU (UIT) para a realização do evento; agosto;
  • Disponibilização de máquina de descarte papa-cartão na empresa. A área de Sustentabilidade Social e Ambiental do Serpro firmou uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente para a disponibilização da máquina papa-cartão aos empregados da Sede até uma data específica. A máquina possibilita o descarte seguro e adequado de cartões magnéticos, foi colocada em frente à sala de atendimento de gestão de pessoas; fevereiro;
  • Realização de campanha para redução do consumo de copos. As comissões e equipes da Responsabilidade Social do Serpro vêm realizando, em parceria com a Supgl, ações de redução de consumo de copos plásticos na empresa. Desde 2016, houve uma redução de cerca de 40% no consumo de copos, mas, ainda assim, mensalmente, é contabilizado um consumo de 234.116 copos no Serpro. Um dos resultados-chave do OE13 é reduzir em 30% o consumo de copos plásticos na empresa. Diante disso, haverá diminuição na disponibilização desse material no Serpro. É necessário que cada empregado traga sua própria garrafa ou caneca. Incentive a sua equipe a aderir à campanha. Essa pequena mudança de atitude contribuirá para diminuir, significativamente, o consumo descontrolado de plásticos no planeta, que é uma ação consonante com o ODS14; setembro de 2019;
  • Monitoramento do Clima Organizacional. A partir da pesquisa, o Serpro subsidia a melhoria de práticas de Gestão de Pessoas.

 

Principais resultados de 2019

 

  • Participação do Serpro no projeto Criação de Um Ecossistema de Inovação, Acessibilidade e Inclusão. O projeto é resultado da parceria interinstitucional para a promoção da acessibilidade no Centro Administrativo Federal de Porto Alegre (CAF), sob o patrocínio da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. O palestrante e também participante do projeto é o empregado José Luís Rodrigues de Freitas Iserhard, que é graduado em Engenharia Civil (UFRGS), especializado em Estruturas, mestre em Construção na área de Engenharia Civil, doutor na área de Engenharia de Minas, Metalúrgica Materiais. Iserhard também é precursor na pesquisa da Energia Solar aplicada à Engenharia Civil, pesquisador do CNPQ e da Finep. No Serpro, participa das comissões: Cipa, Cice, Coleta Seletiva, Responsabilidade Social, é gestor técnico da Infovia de Porto Alegre e palestrante na área de Sustentabilidade e Resíduos Sólidos; dezembro de 2019;
  • Monitoramento do Clima Organizacional. A partir da pesquisa, o Serpro subsidia a melhoria de práticas de Gestão de Pessoas;
  • Aprimoramento constante da Conecta, a plataforma de inclusão digital oferecida à sociedade. A Conecta é uma Escola Virtual criada e mantida pela Superintendência de Educação do Serpro, que disponibiliza cursos para acesso público a qualquer cidadão através da oferta regular de algumas opções do catálogo de cursos virtuais.