O Programa Serpro de Responsabilidade Social e Cidadania (PSRS) busca a conscientização e sensibilização dos empregados e da alta liderança acerca da gestão focada na ética, na transparência e no estabelecimento de metas corporativas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Organizado em seis eixos principais, o PSRS apoia-se no respeito à diversidade e na promoção da redução das desigualdades sociais. No âmbito do programa, destaca-se a participação do Serpro na Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, desde 2009. A área responsável pelo Programa no Serpro é a Superintendência de Gestão de Pessoas.
Eixos do Programa

Promove o acesso das pessoas aos direitos, bens e serviços, independente das suas capacidades físicas, motoras, perceptivas e condições culturais e sociais, eliminando as barreiras arquitetônicas e tecnológicas.

Promove a habilitação e qualificação da sociedade nas áreas de conhecimento da empresa, cujo objetivo é contribuir para a inserção do cidadão no mercado de trabalho para a elevação do grau de conhecimento e da inclusão social.

Atende a população menos favorecida da sociedade, com projetos que proporcionem a sustentabilidade social, o acesso à produção artística, desenvolvimento cultural e do lazer.



Processo que estimula a adoção de hábitos e atitudes saudáveis, proporciona meios e condições para a preparação da aposentadoria, ambiente de trabalho que favoreça a integração e melhor desempenho das atividades profissionais, atendimento igualitário aos empregados e estimula a criação e participação em manifestações culturais.