Programa de Educação Pós-graduada

O programa tem por objetivo promover a formação especializada do empregado do Serpro nos níveis de pós-graduação definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Há processos seletivos para cursos abertos (oferecidos no mercado educacional) e cursos fechados (formatados e contratados pelo Serpro especificamente para atender a necessidade da organização).

  • Cursos abertos
    Em 2021, houve seleção para mestrado e doutorado e o acompanhamento dos alunos dos cursos de especialização que ingressaram no programa em anos anteriores.

  • Cursos fechados
    Para atender à meta 3.4 do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação 2021 e à iniciativa IN 026 - Incentivar pós-graduações estratégicas, bem como atender à necessidade atual de ampliar capacidade de entrega de soluções em User Experience e em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, esta evidenciada pela meta-MTI 2.11 (Entregar 30 soluções em Inteligência Artificial), foram formatados dois cursos de especialização:
    - Ciência de Dados
    - User Experience (UX)
    Os cursos serão realizados em 2022 em parceria com a Universidade Federal do Rio do Sul – UFRGS e terão duração de 24 meses, com aulas ministradas durante a jornada de trabalho. Foram selecionados 120 participantes dos quais 15 são da Diretoria de Relacionamento com Clientes (DIRCL) e 105 da Diretoria de Desenvolvimento (DIDES).

Programa de Incentivo ao Estudo de Idiomas Estrangeiros

Programa com oferta semestral que tem por objetivo promover a formação e atualização dos empregados do Serpro em competências e habilidades em idiomas estrangeiros. Em 2021, 85 empregados participaram do processo seletivo do Programa.

  • Idiomas para Negócios - Diretoria de Relacionamento com Clientes - DIRCL
    Tem por objetivo contribuir com a meta 3.4 do Planejamento Estratégico 2021 - Conquistar 12 novos clientes internacionais - mais especificamente com o atendimento da estratégia de comercialização de produtos no mercado internacional e também com o processo de internacionalização da empresa em busca da diversificação da carteira de clientes.

    Em 2021, a Casa Thomas Jefferson foi contratada para ministrar o curso Inglês para Negócios com ementa 100% customizada para atender ao Serpro. Foram selecionados 54 profissionais da área de negócio que terão acesso a conteúdos em língua inglesa voltado para negociações de trabalho e com estudos de caso que refletem situações do dia a dia na empresa. O curso terá início em 2022.

Programa de Liderança

Tem como finalidade desenvolver as competências de liderança do Serpro com base nos componentes e objetivos estratégicos da Empresa, considerando o fortalecimento da cultura de liderança e o engajamento dos times, a fim de contribuir para a competitividade e a sustentabilidade econômico-financeira da Empresa no contexto da transformação digital.

Em 2021, foi realizado o Curso Liderança Transformadora, em parceria com a Lee Hecht Harrison (LHH), com oferta de 14 turmas finalizadas no mês de junho, com formação de cerca de 350 gestores.

Além desse curso, foram também desenvolvidos 5 novos cursos, em parceria com o Instituto Rennove, visando o desenvolvimento de competências de liderança, nos quais houve formação de 610 gestores em pelo menos um dos cursos da trilha.

Para a alta liderança, foi estruturado o Plano de Capacitação para Novos Superintendentes, iniciativa composta de uma capacitação pela Amana Key e ações de coaching (em andamento), em parceria com a Lee Hecht Harrison (LHH).

Programa Compassos

Aprender para Evoluir – Programa que tem como foco o desenvolvimento de competências comportamentais.

Durante o ano de 2021 foram ofertadas ações educacionais em 14 temas: Comunicação, Gestão do Tempo e Organização do Trabalho, Foco em Cliente e Resultado, Adaptação Evolutiva, Competências Disruptivas / Mudanças, Equipe de Alta Performance, Storytelling, Atuação Colaborativa, Empatia, Inovação, Aprendizagem Contínua, Cocriação e Inteligência Coletiva, Pensamento Analítico e Visão Sistêmica e Criatividade.

Trilhas Multicloud

Serpro MultiCloud é um projeto estratégico da empresa e as soluções estão disponíveis para todos os órgãos públicos que desejam migrar ou construir soluções em uma infraestrutura otimizada de cloud.

A área de Educação participa de maneira transversal, realizando curadoria e análise pedagógica das ofertas de capacitação para identificar a pertinência e a necessidade para os empregados que atuam no projeto. Em 2021 foram realizadas 12.645 matriculas nas 130 ações educacionais ofertadas pelos parceiros Amazon Web Services (AWS), Huawei e Microsoft, capacitando 1.862 empregados.

Programa Jovem Aprendiz

Em parceria com instituições de formação profissional, o Programa Jovem Aprendiz do Serpro conta atualmente com mais de 190 estudantes, distribuídos na Sede e nas regionais da empresa, todos de instituições públicas de ensino.

Nosso objetivo é contribuir para a formação pessoal, social e profissional do aprendiz de forma a prepará-lo e a torná-lo apto para o mercado de trabalho. Oferecemos uma capacitação básica inicial, por meio da plataforma Conecta, com cursos de LibreOffice e introdução à informática.

Contratações

Todo o recrutamento para ser um aprendiz é feito por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos contratadas pelo Serpro, conforme abaixo:

Local

Contratada

Sede e Regional Brasília

Renapsi

Belém/PA

CIEE

Fortaleza/CE

Abemce

Recife/PE

Renapsi

Salvador/BA

Renapsi

Belo Horizonte/MG

Assprom

Rio de Janeiro/RJ

Inatos

São Paulo/SP

Renapsi

Curitiba/PR

Espro

Florianópolis/SC

Renapsi

Porto Alegre/RS

Renapsi